PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

quarta-feira, 1 de março de 2017

Rompimento de cabos de aço que sustentam estação de captação obrigou o SAAE a desligar sistema de abastecimento d'água em Bacabal


A terça-feira de carnaval (28) foi um dia sem água em parte da cidade, de susto e de muito trabalho para as equipes técnicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE). É que os dois cabos de aço que dão sustentação a estação de captação que fica localizada a margem do Rio Mearim se romperam durante a madrugada, o que quase ocasiona a sua perda, uma vez que o rio está enchendo e as correntezas fortes, fato que obrigou o desligamento do sistema de abastecimento durante todo o dia.

Com mais de 40 anos de uso a estação de captação sofre com a erosão provocada pelo rio, principalmente nesses períodos de chuvas.


Esse fator, combinado a uso e alternância de funcionamento das bombas, que também são extremamente antigas, além de obsoletas, tem provocado a inclinação da torre de concreto aonde as mesmas ficam localizadas.

Como essa inclinação alcançou níveis perigosos a torre foi amarrada com dois cabo de aço que se romperam, mas foram prontamente substituídos pelas equipes técnicas da autarquia.


O diretor Ramón Braga acompanhou todo o processo de perto e atribuiu a difícil situação a negligência dos seus antecessores. Contudo, ele mesmo frisa que o problema foi resolvido apenas provisoriamente, explicando que o mesmo só será resolvido definitivamente com a compra de uma balsa anfíbia.

Ramón Braga afirma ainda ter comunicado o fato ao prefeito de Bacabal, José Vieira, e mantido contato com alguns deputados solicitando dos mesmos empenho e envolvimento no sentido da mais breve solução para o problema. (Com informações do Blog do Abel Carvalho).

Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível observar a situação da estação de captação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...