Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

12 de mar. de 2017

Resistência a insulina



Manchas escuras na pele, também chamada de "Acantose Nigricans" pode ser um alerta de residência à insulina (pré diabético).

As causas mais comuns desse sintoma na pele são a obesidade e endocrinopatias, que são doenças do sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios pelo nosso corpo), especialmente a Diabetes.

A obesidade e problemas endócrinos como a diabetes gera o que chamamos de resistência à insulina: as células do nosso corpo não conseguem aproveitar a Insulina liberada pelo pâncreas corretamente e, com isso, níveis maiores de insulina permanecem na circulação sanguínea. Com isso, temos um aumento da produção do IGF (Fator de Crescimento semelhante à Insulina) e Receptores de Insulina (proteínas que se ligam à insulina) na pele.

Com a ligação da insulina na pele e o aumento da produção de IGF, nossa pele recebe uma ordem para começar a produzir mais células, mais queratina e mais melanina, o que acaba gerando o engrossamento e escurecimento da pele em algumas áreas do corpo.

Se você já apresenta esses sintomas é hora de correr e cuidar da sua saúde, procure um médico para avaliar e diagnosticar uma possível resistência a insulina.

Cuide da sua alimentação, mantenha seu peso ideal e evite maiores complicações para sua saúde.

Siga no Instagram @nutricionistaanaelzacosta