Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

29 de mar. de 2017

III Procissão do Fogaréu acontece no próximo dia 12 de abril, em Bacabal


Esse ano mais uma vez a Paróquia São Francisco das Chagas realizará a III edição da Procissão do Fogaréu 2017. A manifestação religiosa popular de origem Ibérica, já é realizada em várias cidades do Brasil e ano passado a referida Paróquia e a Província Franciscana brindaram os fiéis com mais esse momento de espiritualidade da Semana Santa, sempre realizada na Quarta-Feira. Esse ano, dia 12 de abril.


Procissões como essas encontramos registros em Portugal, Espanha, e em algumas de suas antigas colônias na América. Tem origem, provavelmente, nas Procissões das Endoenças (indulgentias, indulgências), que eram realizadas na quinta-feira santa, e seriam um rito público de absolvição dos pecadores no fim da penitência quaresmal.  O ritual, cujo caráter inicial era pautado por penitência, condenação e flagelação, se transformou em uma festa de rememoração da prisão de Cristo.


Mesmo sob chuva, ano passado centenas de fiéis acompanharam o evento religioso, que dentre cantos e orações, encenou algumas das principais passagens dos últimos dias do nosso Salvador. Esse ano, com mais experiência, a 3ª Procissão do Fogaréu tende a ser ainda maior, tanto em número de pessoas, quanto em fé e devoção, levando a quem participar a vivenciar profundamente a Paixão de Jesus Cristo.


A manifestação aportou no Brasil, provavelmente, na Bahia do início do século 17.


As procissões do Fogaréu realizadas no Brasil encenam a busca e prisão de Jesus Cristo. Os soldados partem em disparada para cumprir a ordem de Caifás. Na primeira parada da procissão, a tropa dos Farricocos encontra a mesa da ceia vazia, Jesus não está mais lá. A tropa continua a busca e prende o Cristo no Monte das Oliveiras. Neste momento, ao som do clarim, surge um farriococo carregando um estandarte com a imagem de Jesus, simbolizando a sua captura. 


A beleza da procissão e o caráter histórico medieval passando pelas ruas escuras da cidade atraem ainda mais a atenção.


A saída da Procissão do Fogaréu será do Conveto dos Frade Franciscano MAPI – Matriz de Bacabal (MA), às 18h30.


As tochas estão sendo vendidas na Secretaria da Paróquia ao preço de R$ 10,00 (dez reais).


Mais informações: www.saofranciscodaschagas.com.br