Entra governo, sai governo, e as farmácias de Bacabal continuam descumprindo o plantão

05/02/2017

Abaixo da relação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal - por intermédio da Vigilância Sanitária - com os nomes, endereços e contatos telefônicos das farmácias que devem ficar de plantão em Bacabal, existe uma observação que diz: o não cumprimento do plantão implicará em penalidades previstas nas leis federais 5.991/73 e 6.437/77. No entanto, é isso que ocorria na gestão anterior e, pelo visto, continua da mesma forma na administração atual.

De acordo com denúncia, as três farmácias que constam na relação desse mês como as que deveriam cumprir o plantão neste sábado (4) não estavam atendendo os clientes.
Fato semelhante foi denunciado pelo Blog do Sérgio Matias em novembro do ano passado. Na época o leitor Gleyton Leles, que procurava uma farmácia no intuito de adquirir leite para seu bebê, tentou por várias vezes manter, sem sucesso, contato telefônico com os estabelecimentos, mas as chamadas não foram atendidas.
Ainda na mesma noite o blog manteve contato com uma pessoa que se apresentou como responsável pelo setor jurídico da Semus/Bacabal, que se prontificou a esclarecer as razões dessas farmácias não estarem cumprindo o plantão. A resposta veio na manhã do dia seguinte.
Em termos de fiscalização assinados pela então representante da Coordenação de Vigilância Sanitária, Antonia Gonçalves, datada de 27/11/2016, mas sem horários definidos, o órgão da Secretaria Municipal de Saúde que é, ou pelo menos deveria ser, responsável por promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, diz que as farmácias estavam cumprindo os plantões, o que leva a crer que: essa fiscalização foi feita ainda durante o dia ou, pior, sequer existiram de fato e os referidos termos foram produzidos já pela manhã após a denúncia.

Como é de conhecimento dos leitores, o Blog do Sérgio Matias mantém uma página voltada exclusivamente para a divulgação do Plantão de Farmácias. Além de prestar um serviço à população, a página também tem o objetivo de fazer com que o cidadão e cidadã bacabalense fiscalize e, se necessário, denuncie o descumprimento.

Leia também

Next
Faça seu comentário

8 comentários: