Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

15 de jan. de 2017

ZORRA TOTAL! Com liminares da Justiça eleitoral, políticos “ficha suja” e até quadrilheiro foragido assumem prefeituras Brasil afora


Ter um político considerado “ficha suja” à frente do comando da prefeitura não é uma exclusividade de Bacabal. Há em alguns municípios casos até piores.

Em Embu das Artes, interior de São Paulo, por exemplo, o candidato a prefeito mais votado, Ney Santos (PRB), foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral a tomar posse mesmo estando foragido após ser acusado pelo Ministério Público de pertencer a uma quadrilha envolvida em tráfico e lavagem de dinheiro.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (13) pelo ministro Napoleão Nunes Maia - presidente interino do TSE, acatando Mandado de Segurança impetrado por Peter Motta Calderoni (PMDB), eleito vice-prefeito na chapa de Ney Santos.

O ministro alegou que é preciso respeitar a vontade popular nas urnas, mas esclareceu que o caso continuará pendente até julgamento do mérito pelo pleno do tribunal.

Ney Santos será diplomado por procuração.

Já no município cearense de Saboeiro, o candidato a prefeito mais votado, José Gotardo do Santos Martins (PSD), também conseguiu liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral e foi diplomado semana passada.
O candidato teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-CE porque foi declarado inelegível e, em razão disso, entrou com recurso especial, obtendo a tutela de urgência que lhe permitiu tomar posse na vaga de prefeito até que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral julgue seu caso em definitivo.

Nos municípios que dependem desses resultados poderá haver novas eleições ainda no decorrer de 2017. É o caso de Bacabal.