Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

14 de dez. de 2016

"LEVAMOS UM BOLO": Servidores da justiça em Bacabal participam de ato organizado pela categoria em todo o Maranhão


Os servidores da Justiça do Estado do Maranhão, em Bacabal, aderiram a convocação do sindicato da categoria e participam nesta quarta-feira (14), do ato “Levamos um Bolo”, que está sendo concentrado em frente ao Fórum da Comarca de Bacabal e em todo o estado.

O protesto é pelo não cumprimento da promessa feita pelo presidente do TJMA de pagamento do reajuste dos 6,3% aos servidores.

O comprometimento dos 6,3% foi um dos pontos do acordo entre a categoria e o Tribunal para suspensão da última greve e foi feito quando o Desembargador Cleones Cunha assumia a presidência da Corte maranhense, em dezembro de 2015. Porém, até o presente momento os servidores não possuem garantias que o compromisso será o honrado. “Para o presidente do TJMA o pagamento dos 6,3% está vinculado a aprovação do orçamento do Tribunal pela Assembleia Legislativa o que está previsto para acontecer na próxima terça-feira (20). Enquanto isso, os servidores vivem em um ambiente de incerteza e vendo o seu poder de comprar ser corroído cada dia mais pela inflação”, comentou Artur Filho, diretor de Imprensa do SINDJUS-MA.
Para os servidores a incerteza de que o reajuste estará em seus contracheques, a partir de janeiro de 2017 é grande. O reajuste salarial só pode ser implantado por meio de um Projeto de Lei de autoria exclusiva do Tribunal de Justiça, que precisa ser votado pelos deputados estaduais. Porém, o presidente do TJMA já antecipou que só enviará o referido Projeto para a Assembleia Legislativa, após a aprovação do orçamento do Judiciário, o que poderá acontecer no último dia da legislatura de 2016 (20 de dezembro).

Assim, a votação do Projeto de Lei para a implantação do reajuste dos servidores ficaria para quando os trabalhos forem retomados no Legislativo, em fevereiro ou março de 2017.

Por sugestão do sindicato, os servidores da comarca de Bacabal também fizeram um bolo simbólico em alusão aos 6,3%.