Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

31 de dez. de 2016

Leonardo Lacerda faz balanço positivo de sua gestão frente ao SAAE/Bacabal


Informações da
Assessoria

Ao assumir a quatro anos a direção, como gestor, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE), o empresário Leonardo Sousa Lacerda encontrou a autarquia em uma situação caótica, com equipamentos como bombas e compressores queimados, veículos como utilitários e motos danificados, estação de captação envelhecida e com graves problemas estruturais, sistema adutor caduco ainda operando com canos de amianto, sistema de distribuição misto, composto por canos de amianto e PVC e estação de tratamento defasada e ultrapassada.

O mais grave, porém, é que os dados levantados mostraram que o SAAE de Bacabal deve R$ 1.280.080,74 (um milhão duzentos e oitenta mil oitenta reais e setenta e quatro centavos), entre débitos com a CEMAR, o INSS, fornecedores, saldo devedor da folha de pagamento e precatórios civis e trabalhistas.

Os dados, auditados por uma equipe comandada pelo diretor adjunto Anselmo Lopes, foram repassados por Leonardo Lacerda para o prefeito José Alberto Veloso.

Veloso autorizou Lacerda a resolver todos os problemas em o menor espaço de tempo possível determinando que o diretor tomasse todas as medidas cabíveis e não poupasse nenhum tipo de esforço para resolvê-los.

Equacionamento de dívidas

Negociar as muitas dívidas encontradas foi a primeira medida adotada por Lacerda, principalmente o débito com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e os muitos precatórios que sagravam as contas da autarquia e inviabilizavam qualquer possibilidade de investimentos em benefício dos seus usuários.

Foram travadas contendas duras, especialmente com a Cemar mas hoje Leonardo Sousa Lacerda entrega ao seu substituto um órgão com suas dívidas equacionadas, finanças e contas gerenciadas a contento e equilibrado orçamentariamente, permitindo, inclusive a realização de novos investimentos.

Principais problemas resolvidos

O difícil equilíbrio do orçamento do SAAE possibilitou que Lacerda investisse na solução dos principais problemas de abastecimento de água que encontrou ao assumir, em bairros extremamente populosos e carentes.

No Bosque Aracati foi construída uma estação elevatória e perfurado um novo poço artesiano, na Vila São João foi perfurado um novo poço artesiano, o Parque Santa Clara também ganhou um novo poço artesiano e o Parque Rui Barbosa também foi contemplado com o benefício, resolvendo um problema histórico de falta de água.

O Bairro Setúbal ganhou um novo poço artesiano e o SAAE construiu uma rede adutora que levou água do mesmo para a comunidade moradora do Parque São José Operário.

Além disso foram feiras intervenções e manutenções e bairros como Vila Graciete e Vila da Paz (antiga Vila das Almas) que permitiram qualidade no abastecimento daquelas comunidades.

Contudo, os maiores esforços das equipes técnicas do SAAE sob o comando de Leonardo Lacerda foram desenvolvidos nas três comunidades das Cohab’s. Para melhorar o abastecimento do setor foram realizadas diversas manobras técnicas, construída uma rede adutora que levou água do poço artesiano perfurado no parque Santa Clara, e, finalmente perfurado um novo poço artesiano com grande capacidade de vazão. Hoje as cohab’s dispõem de água em abundância e com qualidade.

Zona Rural

Na zona rural, além de restabelecer e manter funcionando todos os sistemas que encontrou parados e sucateados, Lacerda perfurou poços artesianos e resolveu definitivamente os problemas de abastecimento de água dos povoados Bela Vista, Guaraciaba e Aldeia do Odino, além de promover intervenções em Luziana e Piratininga.

Respeito ao servidor

Leonardo Sousa Lacerda também encontrou os servidores da autarquia com os seus salários atrasados. Atualizou a folha de pagamento e aplicou a política de respeito e valorização do servidor, mantendo os seus proventos em dia e garantindo todos os direitos que são assegurados em lei.

Entrega a autarquia municipal com a folha de pagamento atualizada e suas finanças absolutamente equacionadas.

Agradecimentos

Lacerda, ao deixar o cargo de gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal, agradece a confiança que o prefeito José Alberto Oliveira Veloso lhe depositou, ao apoio imprescindível do deputado federal Alberto Filho e ao empenho desenvolvido de forma parceira e competente, além da dedicação dos funcionários e dos esforços desenvolvidos por todas as equipes técnicas para o sucesso do trabalho que realizou, e avalia a sua estada a frente do órgão como um grande aprendizado.