Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

13 de dez. de 2016

Corpo do deputado federal João Castelo é sepultado na capital maranhense


O sepultamento ocorreu  no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, às 17.
Depois de ser velado no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, o corpo do ex-governador e deputado federal João Castelo, foi enterrado no fim da tarde desta segunda-feira (12). Por volta das 16h20, um carro aberto dos Bombeiros levou o corpo em cortejo da Assembleia até o Cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais. Uma multidão, entre amigos, correligionários, familiares, autoridades e gente simples que admirava João Castelo foram prestar suas últimas homenagens.

O ex-governador foi sepultado com honras militares, salvas de tiros e o toque fúnebre do corneteiro. A ex-deputada estadual, Gardeninha Castelo, filha do deputado João Castelo, muito emocionada, recebia, a todo momento, o abraço de amigos, familiares e de eleitores fieis de seu pai. Até o momento da descida do caixão foram entoadas canções e orações em sua despedida.

Velório

O corpo do deputado federal João Castelo chegou à Assembleia Legislativa por volta das 11 horas da manhã.
As últimas homenagens prestadas ao
deputado federal João Castelo. 
Missa e culto fúnebre são realizados em respeito
à memória de Castelo .
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados,
presta homenagem a João Castelo .
Governador Flavio Dino lamenta morte do
deputado João Castelo e presta últimas homenagens.
João Castelo encontrava-se com estado de saúde delicado e estava internado desde o dia 31 de outubro. Ele ficou em coma permanente desde o dia 10 de novembro, quando realizou uma cirurgia no miocárdio. Ele morreu na manhã do último domingo (11), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após falência múltipla dos órgãos em decorrência de complicações causadas pela cirurgia.

Castelo nasceu em Caxias, em 19 de outubro de 1937. Era graduado em Direito pela CEUB (Brasília) e Técnico em Administração, pelo CFTA (Rio de Janeiro). Estava no quinto mandato de deputado federal e também exerceu os cargos de governador, senador, prefeito da capital maranhense e presidente da EMAP.

Entre suas principais obras estão a ponte Bandeira Tribuzzi, o Estádio Castelão (nome alusivo ao próprio governador) e a Italuís foram construídos, assim como Conjunto Maiobão, Cohatrac e Cidade Operária. O Hospital do IPEM (Dr. Carlos Macieira) foi outra obra de sua gestão como governador. Ele foi presidente também do Banco da Amazônia (BASA) em 1970. (Informações de Marcelo Vieira/Agência Assembleia).