PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DENÚNCIA! Farmácias de Bacabal descumprem plantão e Vigilância Sanitária emite Termo de Fiscalização suspeito


De acordo com o que consta no site da Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal, três farmácias deveriam cumprir neste domingo (27) o plantão estabelecido em lei, entretanto, Extra Farma (Rua Getúlio Vargas Nº37, Centro); Nova Jerusalém (Rua Magalhães de Almeida, Nº385, Centro) e Ideal Farma, Estrada da Bela Vista, Nº245,) estavam de portas fechadas durante à noite.

O fato foi denunciado ao blog pelo leitor Gleyton Leles, que procurou esses estabelecimentos no intuito de adquirir leite para seu bebê.
O descumprimento do plantão também foi constatado pelo titular do blog, que, tentou por várias vezes manter, sem sucesso, contato telefônico com as referidas farmácias. As chamadas não foram atendidas.

Ainda na noite do domingo (27) o Blog do Sérgio Matias manteve contato com uma pessoa que se apresentou como responsável pelo setor jurídico da Semus/Bacabal, que se prontificou a esclarecer as razões dessas farmácias não estarem cumprindo o plantão. A resposta veio na manhã desta segunda-feira (28).

Em termos de fiscalização assinados pela representante da Coordenação de Vigilância Sanitária, Antonia Gonçalves, datada de 27/11/2016, mas sem horários definidos, o órgão da Secretaria Municipal de Saúde que é, ou pelo menos deveria ser, responsável por promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, diz que as farmácias estavam cumprindo os plantões, o que leva a crer que: essa fiscalização foi feita ainda durante o dia ou, pior, sequer existiram de fato e os referidos termos foram produzidos já pela manhã após a denúncia. VEJA ABAIXO UM DOS TERMOS.
Como no próprio site da Semus/Bacabal esclarece, o não cumprimento do plantão implicará em penalidades previstas nas leis federais Nº 5.991/73 E 6.437/77.

Segue abaixo o plantão de farmácia para o restante do mês de novembro/2016.

A partir de agora o Blog do Sérgio Matias se compromete a manter uma página exclusiva com a relação dos plantões, para que a população possa se informar e, inclusive, denunciar caso haja descumprimento.

13 comentários:

  1. A vigilância sanitária junto com os conselhos, deveria fazer uma averiguação nessas farmácias de Bacabal, a maioria das farmácias não tem medicamentos cadastrados na anvisa como antibióticos, e os vendem sem nenhuma segurança para o consumidor, tem umas redes de farmácias de Bacabal que todo dia abri uma nova em Bacabal, as quais não tem responsáveis técnicos como farmacêuticos pra uma orientação e administração correta dos medicamentos, sem isso muitas pessoas podem estar adquirindo remédios com péssima armazenagem e distribuição, sem dizer que vários medicamentos são comprados de forma errada e vendidos normalmente para as pessoa, nisso sim teria que ter uma fiscalização da vigilância sanitária em Bacabal, como aconteceu no município de Lago da pedra.

    ResponderExcluir
  2. E normal pra Bacabal.por amizade muitas farmacias naum cumprem plantao sergio matias.principalmente as que naum abrem no sabado...pode fiscalizar q mesmo estando na escala poucas cumprem o plantao e muitas outras tambem deoois que a fiscalizacao passa eles vao pra casa dormir e voltam cedinho ....funcionario tem q ser punido porque ja trabalhei na extra farma e vc ganha por plantao...

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma falta de vergonha msm. Tá cm uma semana sai de casa duas horas da madrugada pra comprar remédio pro meu filho de 5 meses. N tinha uma farmácia aberta em lugar nenhum as de plantão todas fechadas.

    ResponderExcluir
  4. Esse descumprimento dos plantões e antigo mas a culpa não e so da vigilância os donos tbm tem uma grande parcela de culpa desrespeitar a escala de plantão.

    ResponderExcluir
  5. A vigilância sanitária, Anvisa e o conselho estadual de farmácia tinha que se ativado, para que os mesmo tomassem uma providência em relação à esse descaso que está acontecendo em Bacabal.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ao necessitar dos serviços de uma farmácia ou drogaria, solicite sempre ser atendido por um farmacêutico. É seu direito receber a orientação correta quanto ao uso dos medicamentos. O farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe ... pode denunciar estabelecimentos ou profissionais irregulares.

      Excluir
  6. Boa tarde, em bacabal está registrado (45 farmácias). gostaria de saber das outras, porque bacabal tem hoje mais de 90 farmácias sendo a maioria irregular sem qualquer documentação que possibilita a mesma de está aberta.

    Agora eu pergunto cadê a fiscalização para resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  7. A vigilância sanitária municipal ou estadual, Anvisa, Ministério público e principalmente o Conselho Regional de Farmácia (CRF), tem que fazer os seus papéis perante a sociedade, porque se esses órgãos não agirem pra que é que eles estão existindo!?

    ResponderExcluir
  8. Rapaz e verdade mesmo em Bacabal em todo buraco se abri uma farmácia, agora as residências não colocam mais mercadorias e se tornam mais barracas, mercearias, quitandas e outros, e sim remédios comprados de forma errada e viram farmácias, colocam só as prateleiras e começam a venderem remédios, agora essas farmácias são as corretas, porque pra abrir uma legalizado a vigilância sanitária e Conselho estadual de farmácia e a pior frescura, mais fiscalizar e fazer o que é de obrigação deles eles não fazem.

    ResponderExcluir
  9. Diplona num significa nada .junta dez faramaceutico e pergunta 10 tipos de medicanentos ora ve si ele conhece etico.generico.similar e qual a formula de cada medicamento??? Tem um de gente besta que num sabe é o que diz...vai orocurar o qye fazer...porque vc mesmo q naum tem o que fazer num vai nas farmacias ve quem tem ou naum documento e denuncia invejoso.si td dia abre uma farmacia conxerteza e oorque quem abre tem dinheiro mal amado.oela escala de plantao q é feita oela vigilancia vc sabe si le ou naum registrada a que vc ta com inveja

    ResponderExcluir
  10. Diplona num significa nada .junta dez faramaceutico e pergunta 10 tipos de medicanentos ora ve si ele conhece etico.generico.similar e qual a formula de cada medicamento??? Tem um de gente besta que num sabe é o que diz...vai orocurar o qye fazer...porque vc mesmo q naum tem o que fazer num vai nas farmacias ve quem tem ou naum documento e denuncia invejoso.si td dia abre uma farmacia conxerteza e oorque quem abre tem dinheiro mal amado.oela escala de plantao q é feita oela vigilancia vc sabe si le ou naum registrada a que vc ta com inveja

    ResponderExcluir
  11. PORQUE ESSE DENUNCIANTE NÃO FOI COMPRAR ESSE LEITE MAIS CEDO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque se existe plantão seu imbecil é pro cliente comprar a hora que sentir necessidade e quiser. idiota analfabeto. " uma pergunta com exclamação"

      Excluir

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...