Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

15 de out. de 2016

Homenagem do Colégio Reis Magos aos professores

Ser professor não é somente repassar conteúdos pragmáticos, tampouco formar um mero aluno. Ser professor vai além, pois o verdadeiro professor preocupa-se tanto em constituir a formação de um cidadão crítico que possa desenvolver-se pessoalmente e profissionalmente, como também de intervir em sua realidade visando transformá-la em prol da nossa sociedade. E por isso, ser professor é: É ter a sensibilidade para compreender o contexto de seu alunado e adequá-lo aos conteúdos por intermédio das estratégias de aprendizagem para, dessa forma, significar processo de ensino. É não desistir de seu aluno independente dos empecilhos e complexidades apresentados.

É ser o mediador do conhecimento que levará o aluno as conquistas sociais, pessoais e profissionais. É alegrar quando necessário, bem como ser rígido quando for preciso. É aconselhar, nortear e guiar o aluno rumo ao caminho do conhecimento. No entanto, acima de tudo isso, ser professor é ser HUMANO, dado que o professor não veio apenas para ceder, mas veio também para somar, compreender e aprender. Até porque, professor não é somente SER é, principalmente, SABER.

É saber ter sensibilidade para que seja compreendido. É saber usufruir do diálogo e da serenidade para que não ocorram conflitos. É saber que a mediação também deriva do aluno, visto que a troca de conhecimento é intensa e o aluno tem muito para aprender e mais ainda para ensinar. É saber que junto com os sonhos dos alunos, os seus estarão inclusos e realizados mediante as conquistas de seu alunado, onde o professor terá contribuição substancial. É saber que ele será alegrado e quem sabe até repreendido, caso se exceda.

É saber receber conselho e ver que o aluno pode também ajudar a nortear rumo ao melhor caminho. Portanto, ser um professor é um eterno processo de interação entre o ser e o saber. Ademais, professor, tenha consciência que englobando essas duas vertentes, você será um ser humano, um professor, um educador, um formador de cidadão e, é claro, de campeões que terão totais possibilidades para transformar e melhorar a realidade do nosso país. A direção do Colégio Reis Magos sente-se honrada pelo maravilho grupo de professores que fazem parte do nosso corpo pedagógico. Enaltecemos e agradecemos a cada profissional educador. A todos, muito obrigado!

Atenciosamente, a Direção.
Texto: Cristiane Lopes (redatora oficial CRM)