Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

23 de ago. de 2016

INCLUSÃO! Leninha, a ex-bailarina de Bacabal que ficou paraplégica e hoje milita nos movimentos sociais voltados para pessoas com deficiência

Leninha é candidata a vereadora
em Paço do Lumiar.
Quem vê esse largo sorriso ou já teve a felicidade de passar nem que seja algumas horas ao lado de Audilene Monteiro Rodrigues, a Leninha, talvez não conheça um terço da sua luta, dos obstáculos que a vida já lhe colocou à prova.

Nascida no município de Pio XII, ela veio morar em Bacabal aos 3 anos de idade, aqui passou toda sua infância. Para ajudar no seu sustento começou a trabalhar ainda criança em casas de famílias, nessa época também tentou a carreira de bailarina e até de vocalista na extinta Banda América.

Em 1992, aos 19 anos de idade, infelizmente foi vítima de acidente automobilístico indo para o trabalho juntamente com seu esposo que perdeu a vida. Grávida, Leninha ficou em coma induzido e durante tratamento teve que se submeter a 8 cirurgias. Por sorte seu bebê sobreviveu, mas Leninha perdeu os movimentos do corpo da cintura para baixo, passando a necessitar de uma cadeira de rodas. “Trabalhando em uma empresa com meu esposo, indo para o trabalho, já com uma filha de 1 e 4 meses, e grávida de minha outra filha, sofri o acidente junto com ele, onde o mesmo veio a falecer e eu assumido a responsabilidades de cuidar das filhas”.

Quem imaginou que a tragédia lhe tiraria a alegria de viver e o vigor para lutar pelos seus ideais, se enganou redondamente. Desde então, Leninha milita em movimentos sociais, principalmente no segmento voltado para pessoas com deficiência. “Passei por entidades em Brasília, São Paulo, Bacabal, buscando sempre a inclusão. Hoje sou uma das coordenadoras do Coletivo de Mulheres com Deficiências do Maranhão; coordenadora titular do Fórum Metropolitano Paço do Lumiar; membro do Fórum Maranhense de Entidades e Patológicas”, explica.

Em 2014, Leninha passou por outra via crucis devido problemas renais, chegando a perder peso, ter queda de cabelo e até um pré-coma. Com isso ela foi obrigada a ficar 1 ano afastada do trabalho.

Com a saúde restabelecida e de volta ao batente, Leninha sonha com voos mais altos. Na eleição desse ano ela é candidata a vereadora do município de Paço do Lumiar, onde reside com as duas filhas há 15 anos.

Filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e tendo como principais bandeiras a diversidade, acessibilidade e igualdade, Leninha concorre pela coligação “De Novo Trabalhando Pelo Povo” com o número 40222.