PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência forma novas turmas em Bacabal

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência PROERD é uma iniciativa da Policia Militar em parceria com os municípios e é resultado da adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:

1 - PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;

2- PROERD para 5º ano do ensino fundamental;

3- PROERD para 7º ano do ensino fundamental;

4-  PROERD para Pais/Responsáveis.

No município de Bacabal o programa foi implantado em 2013 com o apoio logístico da Prefeitura de Bacabal por intermédio da SEMED Secretaria Municipal de Educação. De lá para cá mais de três mil jovens e adolescentes passaram pelos ensinamentos dos instrutores da Policia Militar devidamente fardados e de posse de um rico material didático que inclui Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais proerdianos no desenvolvimento das lições.
Na sexta feira (1º) aconteceu a formatura de mais 658 alunos numa cerimônia bastante concorrida realizada na praça Santa Teresinha. Além dos pais dos formandos, o evento considerado modelo no Maranhão, contou com a presença do cel. Jurandir Braga, comandante do 15º BPM; do secretário municipal de educação, professor Carlos Gusmão; e do Cel. Roberto Antônio Diniz, do Comando de Segurança Comunitária e coordenador do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD no Maranhão.
Dona Maria José,  mãe de um dos formandos, disse que os resultados obtidos com os ensinamentos do programa são visíveis. “Depois que meu filho entrou no PROERD ele passou a se comportar melhor em casa, respeitar mais as pessoas e até ensinar para os colegas o perigo que as drogas oferecem”, comemorou.
Para o secretário municipal de educação, Carlos Gusmão, o projeto é de uma abrangência significativa em todos os aspectos. “O que parece algo simples é na verdade um trabalho de alcance social imensurável. Esse programa que recebe total apoio da Prefeitura de Bacabal não ajuda só combater as drogas, mas na formação de cidadãos e dá uma contribuição gigantesca para as futuras gerações que já crescem compreendendo a importância de evitar o contato com qualquer tipo de entorpecente”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...