Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

12 de jul. de 2016

ANTES TARDE DO QUE NUNCA! Com grandes e importantes obras em andamento, Bacabal está dando a tão esperada volta por cima

Asfaltamento da rua Carlos Pereira, no centro.
Além da recuperação e pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, outras grandes e importantes obras que estão em andamento em Bacabal são frutos do esforço concentrado do deputado federal Alberto Filho e da Prefeitura de Bacabal.
Praça dos Esportes e da Cultura.
A Praça dos Esportes e de Cultura, localizada no residencial José Lisboa, próximo ao bairro Pedro Brito, é uma delas e faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC 2) do Governo Federal. O objetivo da obra é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania.

Para se ter uma ideia da grandiosidade da obra, basta citar que ela é constituída de 02 prédios onde terão salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro e auditório com 60 lugares, além de um teatro para 100 espectadores. No amplo espaço terá ainda uma quadra esportiva coberta, pistas para a prática de skate e caminhada, equipamentos de ginastica para a terceira idade, campo society, quadra de vôlei de praia e playground para a criançada se divertir enquanto os pais e responsáveis desenvolvem alguma dessas atividades esportivas e culturais.
Praça da Juventude

O projeto Praça da Juventude é outro beneficio que servirá de ponto de encontro e referência para a juventude bacabalense. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde serão realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.
Praça da Juventude.
Em Bacabal, ela está sendo erguida no bairro da Areia.
Saúde

O setor da saúde, tão deficitário, também será agraciado com uma Unidade de Pronto Atendimento que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com poder de resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Ajudando, com isso, a diminuir a demanda no Pronto Socorro Municipal.
Unidade de Pronto Atendimento.
A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o usuário chegar à unidade localizada na estrada da Bela Vista, ao lado do Restaurante do Povo, os médicos prestarão socorro, detalhando o diagnóstico. Eles analisam se será necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo o paciente em observação por 24 horas.
A UPA de nosso município é de porte III: tem o mínimo de 15 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia.

Unidade Básica de Saúde

Já no bairro Novo Bacabal está sendo construída uma Unidade Básica de Saúde que será a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, será possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos serão consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

União e volta por cima

Com essas e outras ações em vários setores da administração pública o município de Bacabal dará um importante salto no sentido de oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus moradores e, sobretudo, resgata um pouco da autoestima dos bacabalenses que ultimamente andava baixa, com boa parte da população desacreditada em melhores dias.

Muito embora o país esteja atravessando uma forte crise, isso demonstra que com a união da classe política e força de vontade os benefícios são alcançados e os cidadãos e cidadãs é que saem ganhando.

Acompanhe Sérgio Matias no Facebook