Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

19 de jul. de 2016

Alunos do campus da UFMA em Bacabal interditam rodovia para protestar contra péssimas condições de ensino e estrutura

Cansados de esperar por ações da diretoria, alunos da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal, resolveram agir e, no final da tarde desta segunda-feira (18) interditaram, por algumas horas, trecho da rodovia BR-316, próximo ao Campus.

As exigências vão de melhorias na estrutura física do prédio que, segundo os alunos, se encontra sem as condições mínimas para o funcionamento.

Número insuficiente de salas de aula, centrais de ar sem funcionar e fortíssimo odor de mofo, também estão incluídas na lista de reclamações que consta ainda a falta de lanchonete, restaurante universitário, professores, livros e funcionários no setor  administrativo.

“É uma completa falta de respeito com todos que fazem esta instituição. Tais problemas citados se arrastam há anos sem nenhuma perspectiva de solução. Porém, nós, estudantes, fazemos nosso papel, lutando por uma educação pública de qualidade e que possa ser executada dentro de condições mínimas. No entanto, não temos estas condições por várias razões, dentre elas, a administração desastrosa da antiga gestão da reitoria, junto com a cumplicidade dos gestores dos campi, o que contribuiu enormemente para o descaso. A atual crise financeira que o país vive não justifica este descaso, afinal de contas, estes problemas começaram bem antes desta crise. Exigimos que providências sejam tomadas imediatamente”, diz nota divulgada pelos alunos.

Outra exigência é eleições imediatas para a direção do Campus.
Na nota os alunos ainda deixam claro que o ato ocorrido nesta segunda-feira (18) foi apenas um de vários que irão acontecer. “Não queremos mais diálogo, pois já dialogamos demais. Há tempos que as conversas e exigências formais não surtem efeito. O único diálogo que exigimos é o para resolver todos os problemas imediatamente, caso contrário iremos usar toda nossa força e revolta contra este descaso e esquecimento a que fomos expostos”.

Em outra nota os alunos também exigem ações por parte da Prefeitura de Bacabal e da Câmara de Vereadores.
"Nós, discentes da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal, exigimos que a Prefeitura Municipal de Bacabal, junto com a Câmara de Vereadores, trabalhem em prol do povo bacabalense, pois há tempos estamos vivendo mergulhados em um abismo de problemas sem fim, desde os básicos aos mais complexos. Os vereadores não cumprem seus papeis de fiscalizadores, o que culmina no que estamos vivendo hoje, com ruas esburacadas, sem uma saúde pública que possa oferecer o básico para cada cidadão e sem transporte público. É importante ressaltar que o transporte público é uma necessidade, pois nós, estudantes e o público em geral merecemos que nos sejam oferecidas alternativas de deslocamento. Solicitamos rondas policiais diárias na avenida João Alberto entre às 19h e 22h30, que é horário de entrada e saída de alunos da UFMA".