Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

23 de mai. de 2016

Parlamentar Maranhense integra CPI da Máfia do Futebol que ouviu pai do atacante Neymar Jr.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Máfia do Futebol está dando prosseguimento aos debates e investigações sobre possíveis irregularidades fiscais envolvendo jogadores e dirigentes de clubes e de entidades ligadas ao futebol.

O maranhense João Marcelo Souza (PMDB-MA) integrada a comissão e participou da última sessão que ouviu o empresário Neymar da Silva Santos, pai do atacante Neymar Jr. e gestor da carreira do filho através da empresa NR Sports. Os dois são investigados sobre supostas irregularidades fiscais no Brasil e na Espanha, onde o atacante reside e trabalha atualmente, como contratado do time Barcelona. No Brasil a acusação é de suposta sonegação de impostos entre os anos de 2011 a 2013.

O pai de Neymar Jr. garantiu que pagou os tributos corretamente e atribuiu o problema a mudança de interpretação nos critérios da Receita. Ele  ressaltou que as receitas de sua empresa são tributadas no Brasil e se queixou de falta de entendimento das autoridades no que diz respeito às diferenças entre direito de arena e direito de imagem.

Para João Marcelo Souza (PMDB-MA) esse tema é muito importante não apenas para elucidar possíveis crimes fiscais da atualidade, mas também para esclarecer questões jurídicas e fiscais para futuros jogadores e seus familiares:

"O Brasil é um celeiro de talentos e no futebol essas carreiras despontam da noite para o dia. Muitas vezes as famílias dos jogadores são as responsáveis pela gestão de seus contratos e carreiras. Precisamos ter leis claras e justas para garantir direitos e deveres claros a esses profissionais no exercício de seus contratos", defendeu o parlamentar maranhense.

O Presidente da CPI da Máfia do Futebol, Dep. Laudivio Carvalho (SD-MG) confirmou a intenção de realizar diligências nos Estados Unidos, onde se encontram presos o ex-presidente da CBF José Maria Marin e o empresário brasileiro José Hawilla, acusados pelo governo dos EUA de envolvimento em esquemas de corrupção da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Outro a ser convocado para depor nessa CPI é o ex-presidente do Flamengo e dono de uma empresa de marketing esportivo, Cleber Leite.