Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

26 de mai. de 2016

Morre o cantor bacabalense Papete

O Blog do Sérgio Matias foi, em fevereiro desse ano, um dos primeiros do Maranhão a publicar que Papete havia sido diagnosticado com câncer de próstata. Nesta quinta-feira (26) veio a notícia da sua morte em São Paulo, onde residia e fazia tratamento.

Certamente não há até hoje um artista bacabalense que tenha alçado voo mais alto do que José de Ribamar Viana, o Papete.


Nascido no dia 8 de novembro de 1947, nosso conterrâneo que, além de cantor, compositor, é percussionista consagrado internacionalmente, fixou  residência em São Paulo há vários anos, nas jamais esqueceu, nem deixou de participar e valorizar a cultura maranhense.

Em sua terra natal tem sempre marcado presença em alguns eventos. Quem não se lembra dos seus shows no Arraial da Mirante FM (nas décadas de 80 e 90) e, mais, recentemente, de suas apresentações no Arraial do Sesi, onde todos os anos é a atração principal.

Sua trajetória é invejável. Nos anos de 1982, 1984 e 1987 foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça. Também acompanhou o músico italiano Angelo Branduardi na década de 80. Se apresentou com o saxofonista japonês Sadao Watanabe, com Toquinho e Vinicius, e posteriormente com Toquinho por treze anos fazendo com este mais de mil apresentações em mais de vinte países.


Trabalhou com os maiores artistas da MPB, como Paulinho da Viola, Miucha, Chico Buarque, Sá e Guarabira, Almir Sater, Rita Lee, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Martinho da Vila, dentre outros. É o único artista maranhense a ter um show exclusivo com repertório voltado à cultura de seu Estado. Tem projetos voltados ao registro e divulgação da música maranhense, entre eles o "Ouro de mina".

Compôs com Josias Sobrinho as canções e o libreto da Ópera popular "Catirina", marco da cultura maranhense nos anos noventa.

Diagnóstico da doença

Essa história de sucesso, infelizmente, também teve seus momentos tristes e difíceis, mais nada que tirasse de Papete e de sua família a fé inabalada em Deus que fez com que todos recebessem com calma e lucidez a confirmação da doença.

Diagnosticado com câncer de próstata Papete teve que ser submetido a um longo tratamento, porém, na época, em contato mantido com o Blog do Sérgio Matias, Giselle Paiva, esposa de Papete, fez questão de esclarecer e tranquilizar os maranhenses, em especial os bacabalenses sobre o estágio da doença. LEIA ABAIXO.
“Boa noite, o Papete está passando por um momento desafiante de saúde, ele tem câncer e está se tratando. Não está em estado terminal, como estão falando em São Luís, porém o estado dele requer cuidados como todo paciente com câncer. Por gentileza peça que as pessoas orarem por ele. Acredito que a oração é uma atitude de amor, carinho e Fé”, disse.


Giselle Paiva também agradeceu a solidariedade que recebeu da legião de fãs e dos muitos amigos do casal. Além de um ser humano talentoso e carismático, Papete é indiscutivelmente um patrimônio cultural de Bacabal, do Maranhão e do Brasil.

Descanse em paz!!