Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

6 de mai. de 2016

Linhas de ônibus coletivos em Bacabal foram definidas em audiência pública

Fotos: Podcast Bacabal.

Uma audiência pública para definir as linhas dos ônibus do transporte público coletivo de Bacabal foi realizada na última quinta-feira (28) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na estrada da Bela Vista. O evento contou com a participação em massa de estudantes da educação básica e universitários, que formam uma das maiores parcelas da população que será beneficiada com a reimplantação do transporte público coletivo em Bacabal. Também participaram autoridades públicas municipais e membros da sociedade em geral.

Além de discutir as linhas (veja os detalhes abaixo), um dos principais pontos e mais conflitante foi o valor máximo (teto) da passagem. A proposta consensual para o teto da passagem foi de R$ 2,00 (dois reais), porem inicialmente o valor seria de R$ 2,80, o que a maioria dos presentes considerou alto para a realidade local. Também ficou decidido que haverá ônibus extras em horários de pico.

Após a audiência foi formada uma comissão de voluntários para elaborar e assinar a ata com todos os detalhes, onde ainda será rediscutido e reavaliado o teto da passagem. Lembrando que o valor teto da passagem não significa que todas as passagens serão desse preço, mas sim o valor máximo que poderá ser cobrado, afinal trata-se de "teto". Após essa audiência e lavrada a ata, será feita a licitação em duas etapas. Primeiramente uma licitação para atender as linhas de bairros e universidades (linhas 1, 2 e 3), e depois uma licitação para atender a linha circular (linha 4). A Previsão é que a primeira licitação seja feita ainda nesse primeiro semestre de 2016, e a segunda licitação no segundo semestre.
A reimplantação do transporte publico coletivo está sendo feita pelas autoridades locais sob pressão da população interessada nesse serviço. Não se trata de "bondade" de nenhum político, embora nas campanhas eleitoras de 2016 deverá aparecer muitos candidatos se intitulando "o pai da criança". Trata-se de reimplantação porque, para quem não sabe (você que é "novinho" ou se mudou recente para Bacabal), na cidade havia transporte publico coletivo que foi desativado há cerca de 20 anos.

Linhas de ônibus coletivos na cidade de Bacabal-MA

Linha 01 - Partida: Cohab III - VP 36, VP 22; Cohab 02 - VP 05; Cohab I - VP 05; Cohabinha - Rua da Pedra; Centro: Rua da Forquilha, Rodoviária.

Retorno/Encontro**: Rua Carlos Pereira, Rua Magalhães de Almeida, Rua Osvaldo Cruz, Rua Frederico Léda, Cohab I - Av. 02, VP 05; Cohab II - VP 05; Cohab III - VP 22 e VP 36.
Características: Radial Concêntrica.
Extensão: 09 Km.
Quantidade de ônibus: 01.

Linha 02 - Partida: Residencial Bela Vista; Novo Bacabal - Rua Planalto; Vila Frei Solano - Avenida Brasília, Estrada da Bela Vista; Centro - BR 316, Rodoviária, Rua Carlos Pereira, Rua Magalhães de Almeida, Rua Osvaldo Cruz, Rua Frederico Leda; Vila São João - Colégio Juarez Gomes, Mercado, Rua 06, Rua 11, Rua 14; Vila da Paz - Av. Principal.

Retorno/Encontro: Juçaral - Praça; Ramal - Rua Gomes de Sousa, Rua Dias Carneiro; Centro - Rua Getúlio Vargas, Rua Barão de Capanema, Praça Santa Teresinha, BR 316, Estrada da Vela Vista; Vila frei Solano - Avenida Brasília; Novo Bacabal - Rua Planalto; Residencial Bela Vista - Rua 18 e Rua 22.

Características: Radial Concêntrica.
Extensão: 10 Km.
Quantidade de ônibus: 03.