Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

27 de mai. de 2016

Deputado João Marcelo reverencia Papete e seu legado

A Casa do Maranhão em São Luís foi palco do velório do músico maranhense José de Ribamar Viana, o Papete nessa sexta - feira (27.05).

Entre familiares, artistas, políticos e gente do povo, o artista foi reverenciado por todos, e lembrado por seu abnegado trabalho em prol da cultura maranhense, a qual Papete ajudou a projetar no mundo, através de seu trabalho.

Acompanhado do Senador João Alberto Souza, o deputado federal João Marcelo Souza (PMDB-MA) esteve no velório, reverenciando a memória do músico, um ilustre filho de Bacabal.

"Hoje é dia reverenciarmos e nos despedirmos de um ícone da cultura maranhense, o grande percusionista, compositor, cantor e pesquisador, produtor e arranjador Papete. Filho ilustre do povoado de Bomba, em Bacabal (MA); ele era a voz maior do nosso São João", lembrou o parlamentar.

O percusionista de estrelas como Almir Sater, Paulinho da Viola, Miucha, Chico Buarque, Sá e Guarabira, Rita Lee, Martinho da Vila entre muitos outros. Foi parceiro de Vinícius e Toquinho, do saxofonista japonês Sadao Watanabe e do músico italiano Angelo Branduardi. Foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça; nos anos de 1982, 1984 e 1987.

O último trabalho especial de Papete, e bota especial nisso, foi a conclusão da ampla pesquisa e lançamento do livro e dos DVD´s de entrevistas "Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão". Lançado no Teatro Arthur Azevedo há exatamente um ano, no dia 26 de maio de 2015. Uma obra completa sobre o Bumba-Meu-Boi maranhense, em português e inglês; definitiva para mostrar ao mundo a beleza e riqueza daquilo que Papete mais amava - a cultura maranhense.

"Vá em paz querido Papete, hoje você é estrela no céu! E a nós, resta valorizar o seu trabalho com a música que deixastes, a qual vai embalar a nossa saudade", disse João Marcelo Souza.