PUBLICIDADE

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Roberto Costa reivindica melhorias para o Campus UFMA de Bacabal e destaca na Assembleia

Na semana passada o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) realizou audiência com a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora e doutora Nair Portela, e destacou na tribuna da Assembleia Legislativa. Além da reitora, participaram da audiência, o prefeito de Campus, professor Guilherme Abreu, e o professor Antônio Pereira.

O objetivo da reunião foi reivindicar melhorias para o Campus UFMA de Bacabal, envolvendo novos cursos, Restaurante Universitário e Alojamento Estudantil, além da situação dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem, bem como a instalação do curso de Medicina.

“A comunidade universitária, que faz parte da UFMA na cidade, tem reivindicado por muito tempo melhorias no Campus da UFMA. E uma das maiores preocupações e cobrança hoje por parte do alunado é a falta do restaurante universitário e dos alojamentos. São duas obras que se iniciaram, mas ainda não foram concluídas”, afirmou o parlamentar.

Para Roberto Costa, a falta de alojamento e do restaurante tem afetado diretamente a qualidade de ensino na universidade, pois apesar de ser instalada na cidade de Bacabal, atende toda a região do Médio Mearim.

“Existem muitos alunos de outras cidades que passam no vestibular e necessitam de um apoio estrutural para conduzir o ensinamento que a Universidade oferece. E o alojamento tem sido fundamental para que eles possam dar continuidade às suas aulas. Muitos alunos entram na Universidade não tendo as condições mínimas para se manterem e com dificuldade de um alojamento na cidade, a dificuldade de uma alimentação. E essas duas obras do alojamento e do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Maranhão em Bacabal são fundamentais”, destacou.

Durante a reunião, a reitora da UFMA, Nair Portela, informou ao parlamentar que a primeira parte da obra do alojamento será entregue. Quanto ao Restaurante Universitário da Universidade, Nair Portela garantiu reinício das obras dentro de um mês. Além das obras, o deputado levantou a questão dos cursos de nutrição, educação física, enfermagem e medicina. 
“Junto à implantação do Curso de Medicina, queremos a volta do Curso de Enfermagem, Nutrição e, além da implantação do curso de Educação Física para atender a grande demanda existente hoje na cidade de Bacabal e na região do Médio Mearim. Só assim teremos a Universidade mais estruturada, com opções para atender todos os alunos e a nossa região do Médio Mearim que tanto precisam desse curso. É uma luta muito grande, é uma luta que todos nós inclusive vamos travar junto às lideranças políticas da cidade de Bacabal, chamá-los para uma luta em prol da Educação de Bacabal, em prol do Curso de Medicina em Bacabal”, frisou.

Curso de Medicina

De acordo com o parlamentar, a instalação do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação, por meio de um acordo do senador João Alberto junto ao senador Aluísio Mercadante, na época Ministro da Educação.  Porém, após inspeção na cidade, na rede de saúde da cidade de Bacabal, foi constatado que, naquele momento, não haveria condições de instalação.

“A cidade não oferecia um hospital, os postos de saúde não atendiam minimamente às condições requisitadas pelo Ministério da Educação e nós perdemos. Foi criado o Curso de Medicina na cidade de Pinheiro, agora em Imperatriz e Codó. Então, vamos retomar, junto com o senador João Alberto, em uma audiência, semana que vem, com o ministro Aluísio Mercadante, a nossa reivindicação para que se abra o Curso de Medicina na Universidade Federal do Maranhão, na cidade de Bacabal”, informou.

Roberto Costa também destacou a importância e a urgência na instalação do curso de medicina na cidade. “O Curso de Medicina de Bacabal é prioritário na nossa luta. Precisamos ter esse curso, porque com certeza a cidade e a juventude de Bacabal ganhará muito com isso, e o Maranhão também será o grande beneficiado com a implantação desse Curso”, finalizou.

Um comentário:

  1. BBC: ROBERTO COSTA NOSSA ESPERANÇA DE DIAS MELHORES! DEUS TE ABENÇOE! E TODOS NÓS DE BACABAL! MERECEMOS

    ResponderExcluir

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...