Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

14 de abr. de 2016

Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente repudiam brutal assassinato de adolescente de 14 anos

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA/MA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pedreiras/MA, divulgam Nota de Repúdio por conta do brutal homicídio em que foi vitima o adolescente Emanuel Messias Silva de Sousa, além de manifestar pesar e solidariedade à família do adolescente Emanuel e aos munícipes de Pedreiras.

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA/MA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pedreiras/MA, órgãos paritários de deliberação e controle da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, formados por instituições do Poder Público e da Sociedade Civil, vêm a público REPUDIAR o brutal homicídio do adolescente Emanuel Messias Silva de Sousa, além de manifestar pesar e solidariedade à família do adolescente Emanuel e aos munícipes de Pedreiras.

Lutamos por uma sociedade justa, na qual crianças e adolescentes possam viver sem violências, preconceitos e discriminações. E mais uma vez assistimos um jovem aumentar as estatísticas de extermínio da juventude negra e empobrecida no Maranhão. Este terrível episódio nos convoca a discutir e operacionalizar políticas públicas preventivas e repressivas da violência letal contra crianças, adolescentes e jovens.

Os conselhos signatários da presente nota cumprirão agenda em Pedreiras, de visita a órgãos do Sistema de Justiça e Garantia de Direitos e delegacia de polícia local, entre outros, em conjunto com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), reafirmando o compromisso em exigir e acompanhar junto a estes órgãos, a efetiva apuração e responsabilização de mais um crime contra nossa juventude.

Nilma Araújo Melo
Presidente do CMDCA de Pedreiras/MA

Elisângela Correia Cardoso
Presidente do CEDCA/MA

ENTENDA O CASO:

CASO MACABRO EM PEDREIRAS: Corpo de adolescente é encontrado esquartejado e coração a mais de 100 metros do local