PUBLICIDADE

terça-feira, 5 de abril de 2016

Colégio Reis Magos promove palestra com professor sírio refugiado

Por Cristiane Lopes

O Colégio Reis Magos reuniu todos os alunos do Ensino Médio no teatro da escola (auditório Alfredo Seba) para participarem de uma palestra conduzida pelos professores Robert e Almeida Jr. A palestra possibilitou maior compreensão dos alunos acerca da crise humanitária sem precedente que envolve a Síria.

O sírio Yaman Amoury Alkhoury é natural da cidade Homas, na Síria, e veio para o Brasil em busca de tranquilidade, estabilidade e distância do caos que, infelizmente, tem permeado a vida do povo Sírio desde 2011 e que tomou proporções de violência extrema a partir de 2013. Aqui ele trabalha numa instituição lecionando língua inglesa e afirmou aos alunos que deseja voltar para seu país quando a guerra cessar.
Durante a palestra no auditório do colégio, Yaman esclareceu perguntas e curiosidades dos alunos em relação à crise na Síria e, principalmente em questão ao extremismo do estado islâmico, da cultura, religião e formas de fuga e vivência de um refugiado sírio em países totalmente opostos aos costumes de sua terra.

A satisfação dos alunos no decorrer da palestra era visível, pois tiveram a oportunidade de interagir, sanar dúvidas e conhecer profundamente aspectos histórico-culturais, religiosos, lutas e costumes do povo sírio por meio de relatos de um sobrevivente da crise profunda vivida em sua terra natal. 
O Colégio Reis Magos desperta em seu alunado a capacidade de expressar e comunicar suas ideias, participar e interpretar as produções culturais, como também intervir utilizando a consciência crítico-reflexiva para almejar a transformação social do nosso país. Portanto, viabilizar a realização de uma palestra como essa ratifica o trabalho pedagógico do colégio, que sempre esteve atrelado à promoção e conscientização dos alunos acerca do Interculturalismo e Multiculturalismo para desenvolver o crescimento de nossos campeões como cidadãos conscientes da sua participação social, política, histórico-cultural e da prática diária dos seus direitos, deveres e respeito à diversidade em todos os seus aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...