PUBLICIDADE

segunda-feira, 28 de março de 2016

JOÃO CLAUDINO: Empresário de 85 anos que criou conglomerado empresarial a partir de Bacabal dá dicas de como alcançar o mesmo sucesso

"Se gasta só 20%, fica rico nem que não queira”,
é o que diz o empresário sobre ter equilíbrio financeiro.
A edição de março da Revista Cidade Verde, de Teresina-PI, trouxe como matéria de capa uma entrevista com o empresário João Claudino, que embora seja muito requisitado, não costuma atender a imprensa. Dono do Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do país, ele revelou os 10 passos que asseguram o sucesso no mundo dos negócios, ainda mais em tempos de crise.
João Claudino tem apenas o primário e veio da Paraíba, onde tudo começou com uma “bodega” em Cajazeiras, no interior do Estado, ainda em 1949. Cinco anos mais tarde vendeu seu ponto e resolveu se unir a seu pai Joca e Valdecy Claudino, um de seus 15 irmãos.
Em 1958, fugindo de uma futura crise, a família resolveu mudar a loja para Bacabal onde começou a história de sucesso.
Atualmente o grupo engloba 13 empresas, cujo faturamento chegou a R$ 3 bilhões em 2015, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) - e, somente as vendas do Paraíba, respondem pela metade desse valor.
Qual a fórmula para tamanho sucesso? Aos 85 anos João Claudino sabe bem qual é e dá 10 lições sobre o tema:
1. Vocação;
2. Dedicação;
3. Credibilidade;
4. Valorização do funcionário;
5. Cliente em 1º lugar;
6. Equilíbrio financeiro;
7. Investimento em Marketing e propaganda;
8. Intuição e planejamento;
9. Acompanhar de perto;
10. Não arriscar demais.

Sobre ‘vocação’, João Claudino é enfático e diz: “tem que ter o tino para a atividade que escolhe. E isso vale para tudo… Se você não gosta, não adianta, porque o trabalho vira sofrimento”.
O empresário destaca ainda o valor que o negócio precisa dar para o cliente, e principalmente, dos seus colaboradores. “Quando você consegue conquistar a confiança do cliente e das pessoas com quem trabalha, aí você tem futuro. E isso você consegue dando seriedade ao seu trabalho, cumprindo com o que promete, tendo palavra”, aconselha João Claudino sobre credibilidade, característica importante para quem quer vencer.
A respeito da valorização do seu funcionário, ele afirma que as pessoas confundem valorização com pagar um bom salário, o que, segundo o empresário, não é a mesma coisa. “Você pode pagar bem, mas se você não demonstrar reconhecimento pelo trabalho que ele faz, não adianta”. Ainda sobre a importância de ter funcionários motivados e empenhados, ele completa: “a empresa é do tamanho da grandeza do funcionário”.
Lição número 1 na hora de pensar em sucesso financeiro, João Claudino sabe bem que a receita de gastar menos do que se ganha é primordial. Mas ele vai além: “Quando se usa só 80% do que se ganha, já pode dar certo, mas 60% é melhor. Se gastar só 40%, aí você fica muito bem. Se gasta só 20%, fica rico nem que não queira”, é o que diz o empresário sobre ter equilíbrio financeiro, revelando seu lado "econômico".
Mesmo tendo estudado somente até o primário, João Claudino atingiu o sucesso e, por isso, acredita que: “é possível vencer na vida sem ter muito estudo, dependendo da disposição e coragem para trabalhar”. Porém, hoje ele aconselha que é preciso ter estudo. “Estamos na era da perfeição, quando queremos um serviço, procuramos o melhor… Então tem que estudar”, conclui.
João Claudino chegou a Bacabal em 1958
vindo de Cajazeiras, na Paraíba.
Apesar da idade já avançada, ele garante que vai todos os dias ao Paraíba: “o dono tem que estar lá, perto, e fazer de tudo. Ele é o exemplo para os funcionários”, afirma o grande empreendedor. Contudo, pondera: “Não tenho mais a mesma disposição de quando comecei. O que tenho é maturidade administrativo”.

Sobre a crise, João Claudino revela que teve que demitir quase 50% da mão de obra da Construtora Sucesso em 2015, diz que ainda espera mais dificuldades em 2016, mas aconselha os empresários a não tomarem medidas drásticas e esperar essa fase passar. “Eu já apertei bastante o cinto, não tem mais onde apertar. Só que se apertar demais, a coisa para. É preciso trabalhar mais agora e acreditar que as coisas vão melhorar”. Orienta que isso é apenas uma fase e que vai passar. “Se você tem capacidade para dirigir e idealizar, isso vai fazer a diferença”. (Com informações de Illa Marinho/180graus).

Um comentário:

  1. Este sabe tudo bom patrao um grande empreendedor foi o melhor que eu tive na minha vida hoje eu estou bem no Rio de janeiro mas aprendi com ele felicidades seu Joao Claudino que Deus te da muitos anos de vida obrigado por tudo Agmarcarioca 21 984502577

    ResponderExcluir

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...