PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

VÍDEO: Roberto Costa denuncia suspensão do TFD em Bacabal

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB), na manhã desta terça-feira (16), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar mais uma vez que a cidade de Bacabal passa por uma situação de calamidade em relação à saúde. Além dos atrasos do salário dos servidores municipais, o parlamentar também acusou a suspensão do Tratamento Fora de Domicílio(TFD).

“A população de Bacabal passa por situações que deprimem qualquer cidadão de bem.  A forma que a prefeitura municipal trata o sistema de saúde é vergonhosa”, denunciou Costa.


O deputado estadual Roberto Costa (PMDB), na manhã desta terça-feira (16), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar mais uma vez denunciar que a cidade de Bacabal passa por uma situação de calamidade em relação à saúde. Além dos atrasos do salário dos servidores municipais, o parlamentar também acusou a suspensão do Tratamento Fora de Domicílio (TDF).

“A população de Bacabal passa por situações que deprimem qualquer cidadão de bem.  A forma que a prefeitura municipal trata o sistema de saúde é vergonhosa”, denunciou Costa.

Para o deputado, a gestão municipal deve ser responsabilizada por qualquer dano causado à nossa população e também solicitou providências do Ministério Público. Segundo o parlamentar, o órgão precisa agir para cobrar o direito da população.

“Nós não podemos admitir que esses absurdos continuem ocorrendo na cidade e ninguém faça nada. O município, o prefeito e a Prefeitura têm que assumir as suas responsabilidades, porque não podemos admitir que cidadãos e cidadãs de bem da cidade de Bacabal continuem morrendo por falta de um atendimento de saúde”, reivindicou.

Sem transporte

O deputado Roberto Costa ainda denunciou a grave situação passada por uma criança e sua mãe na cidade de Bacabal. Com problemas cerebrais, a criança e sua mãe precisavam do transporte para uma consulta marcada em São Luís.

“A mãe ficou acordada até às três horas da manhã aguardando uma van do município para buscar e trazer a criança com a responsável para São Luís. A mãe ficou 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 horas da manhã e a van não apareceu. E por que não apareceu? Porque o prefeito não pagou a van para fazer esse transporte. E o mais grave de tudo isso, o TFD não garante apenas o pagamento da passagem do transporte. A portaria determina que quando um município encaminha um paciente através do TFD, ele tem que encaminhar com as passagens”, apontou.

Sobre o TFD

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. O TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica a unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo.

2 comentários:

  1. Engraçado ver a secretaria de saúde incentivando a população a combater o mosquito. Sendo que ela não faz sua parte, pois o carro fumacê encontra-se quebrado há um ano e ninguém toma providência!

    ResponderExcluir
  2. Na última reunião do CMS (Conselho Municipal de Saúde) os conselheiros, em uma corajosa atitude reprovaram a prestação de contas dada pelo setor financeiro da Secretaria de Saúde, que simplesmente apresentou 2 folhas de planilhas, uma discriminando as receitas e outra mostrando as despesas do primeiro quadrimestre de 2015, sem apresentar nenhum tipo de contrato, publicação de licitação, comprovantes de depósitos, extrato bancário, nota fiscal, NADA, NADA, NADA. Agora sim, Bacabal, o povo está começando a despertar e lutar por seus direitos.

    ResponderExcluir

Denúncias, críticas, reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o email blogdosergiomatias@gmail.com ou via aplicativo whatzApp (99) 8217-3212.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...