GOVERNO DO MARANHÃO

EMPÓRIO CHURRASCARIA E CERVEJARIA

EMPÓRIO CHURRASCARIA E CERVEJARIA

PUBLICIDADE

BANNERS-DEZEMBRO-3.gif

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

TFD: Secretaria de Saúde de Bacabal rebate denúncia feita por deputado na tribuna da Assembleia Legislativa

Foto: Arquivo / Kelcimar Virgino.
Informações da ASCOM
Prefeitura de Bacabal

A denúncia do deputado Roberto Costa (PMDB) diz respeito ao TFD - Tratamento Fora Domicilio que consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou estado, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.

Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

O que este programa oferece?

Tratamento ambulatorial, hospitalar / cirúrgico previamente agendado; • Passagens de ida e volta - aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem, ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento. Ou seja, não existe verba especifica para o TFD, mas sim Ajuda de Custo. Não há obrigatoriedade por parte dos municípios em disponibilizar tais recursos.  De forma inconsequente e leviana, o parlamentar denunciou que em Bacabal o Programa TFD teria sido suspenso.  Por pura maldade ou desinteresse, o parlamentar se quer teve e preocupação de checar a veracidade dos fatos.

De acordo com nota enviada à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que Bacabal é uma das poucas cidades em que o TFD funciona de forma ampla e continua. Além da ajuda de custo ao paciente e ao acompanhante, é disponibilizado transporte coletivo (Micro-ônibus com 28 lugares) de segunda a sexta-feira do deslocamento até o centro de saúde conveniado na capital maranhense (Ida e Volta).

O Secretário de Saúde Kelcimar  Virgino disse ter ficado surpreso com as declarações do parlamentar  que em nenhum momento teria procurou o órgão para  certificar-se da veracidade de tais denúncias.

“A denuncia é infundada, o Programa TFD em Bacabal nunca deixou de funcionar. Temos enfrentado dificuldades como a maioria dos municípios brasileiros, mas o nosso município é um dos poucos que consegue manter o Tratamento Fora Domicilio em pleno funcionamento e estamos nos esforçando para ampliarmos cada vez mais o atendimento. Hoje disponibilizamos um Micro ônibus com 28 lugares de segunda a sexta e a pretensão do governo municipal é ampliar ainda mais esse atendimento”, afirmou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...