Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

25 de fev. de 2016

AEDES AEGYPTI: Enquanto Prefeitura de Bacabal faz força-tarefa para orientar população, Secretaria de Obras improvisa pneus velhos, que acumulam água parada, como tampas de galeria de esgoto

Dá respostas aos questionamentos e críticas da população que, geralmente, são feitas através da imprensa, nunca foi o forte da administração do prefeito de Bacabal Zé Alberto. Ainda assim, muitas pessoas utilizam esse meio para cobrar do poder público municipal ações que solucionem problemas que, talvez, nem sejam do conhecimento do gestor, mas que causam transtornos e muitas vezes oferecem perigo, como é o caso desses pneus velhos que estão sendo usados tampas improvisadas da galeria de esgoto que fica em parte da calçada do Colégio Sesi, na rua Nascimento de Morais.
De acordo com moradores daquela via e pais de alunos, os pneus foram deixados pela Secretaria Municipal de Obras a aproximadamente 30 dias após ter sido feita uma limpeza no local.

A preocupação e todos é que, além de atrapalhar o trafego de pedestres pela calçada, os pneus estão acumulando água da chuva e se transformaram em potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, febre Chikungunya e o temido Zika Virus.
Força-tarefa

A cena contradiz com a ação que a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo por alguns bairros da cidade no intuito de orientar a população, justamente, para evitar situações semelhantes a esta.

Conforme foi publicado no site oficial da SEMUS, a Prefeitura Municipal de Bacabal em parceria com o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Escoteiros, realizaram na há uma semana uma força-tarefa contra o mosquito.
“Iremos fazer esta mobilização com continuidade em todos os bairros do município de Bacabal. Está ação foi apenas o começo para conscientizar os bacabalenses quais os cuidados que deveremos ter para combater os mosquito Aedes Aegypti”, enfatizou Kelcimar Virgino, secretário municipal de Saúde.

Já o coordenador de Endemias, Vicente Ferreira, afirmou que desde o último mês de janeiro estão sendo feitas vistorias em imóveis da região urbana do município e que a meta é atingir 100%. Ainda segundo a SEMUS, Cerca de 60 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estão à caça de possíveis focos do mosquito.
O Prefeito de Bacabal, José Alberto Oliveira Veloso, participou da mobilização nos bairros Frei Solano e Novo Bacabal.
Pneus
Em relação aos pneus deixados pela Secretaria Municipal de Obras na calçada do Colégio Sesi, acumulando água parada, em contato com o Blog do Sérgio Matias, o responsável pela pasta, Tauari Júnior, afirmou que a secretaria tem conhecimento do fato e que só na próxima semana será tomada uma providência para a retirada dos pneus e a recolocação das tampas da galeria.