Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

23 de jan. de 2016

Médico Dr. Elígio Júnior obtém 1º lugar em curso de Residência Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Irmãos médicos Elígio Júnior e Ênio Almeida.
O casal Dr. Elígio Almeida (médico, ex-vereador e ex-deputado estadual) e Ute Almeida (empresária, universitária e ex-vereadora de Bacabal) está radiante e celebrando a aprovação do filho, o médico Dr. Elígio Júnior, que obteve o 1º lugar no curso de Residência Médica em Cirurgia Videolaparoscópica, nível R3, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

O médico bacabalense que já havia tirado as melhores notas nas provas objetiva e curricular, repetiu o feito no resultado final divulgado recentemente.

Pós graduação
A especialidade videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen para criar o espaço necessário as manobras cirúrgicas e adequada visualização das vísceras abdominais. 

A técnica de videoendoscopia também pode ser realizada em outros compartimentos como no tórax (videotoracoscopia), no pescoço, na face (em procedimentos de cirurgia plástica), vias urinárias e articulações.
Dr. Elígio Júnior (de óculos) realizando procedimento
cirúrgico ao lado do irmão em um hospital da nossa
capital.
Além de Elígio Júnior, o casal tem orgulho de ter contribuído para formação de outro médico. Trata-se do caçula Ênio Henrique Cavalcante Almeida, de 25 anos, que em dezembro de 2014 colou grau e já no inicio de 2015 foi o 3º colocado na relação de aprovados do programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

A Residência Médica não se limita apenas ao fato de que forma especialidades e profissionais de saúde qualificados nas diversas áreas da saúde. A Residência Médica alavanca a qualidade da assistência, posto que proporciona ao que aprende, mas também ao que ensina, a real possibilidade de se atualizar na prática diária, no exercício da profissão, bem como desenvolve habilidades técnicas e relacionais.

No atual contexto, a importância da Residência Médica se fortalece na necessidade que tem o sistema de saúde de fixar o médico em sua área de formação, oferecendo boa qualificação em programas que tenham visão global da saúde e forte inserção na rede básica de assistência. Dessa forma, abre-se um leque de maiores possibilidades de inserção do profissional na área de atuação de formação.