Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

14 de jan. de 2016

EFEITO DOMINÓ: Flávio Dino exonera coronel que deu promoção a ex-comandante do 15º BPM e policiais comemoram

O governador Flávio Dino (PC do B) anunciou nesta quarta-feira (13) a troca no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão. O coronel José Frederico Pereira assume em substituição ao coronel Marco Antônio Alves (foto acima). O subcomando geral será ocupado pelo coronel Jorge Luongo, substituindo Ismael Fonseca.
A mudança se dá um dia após o coronel vir à Bacabal participar da solenidade para a passagem de comando do 15º BPM, data em que também surpreendeu a todos ao assinar portaria promovendo o tenente-coronel Miguel Neto, ex-comandante da PM em Bacabal, e que havia sido exonerado em função de ter puxado uma pistola e apontado para a cabeça de um dos seus comandados. O Caso que teve repercussão nacional aconteceu no interior do quartel e foi repudiado pela tropa, associações representativas da classe e diversas instituições, como a Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil.
Como o blog já batia na tecla, os avanços na área da segurança pública que a mídia palaciana vende, não existem e a promoção do ex-comandante Miguel Neto acabou sendo a gota d’água para saída do coronel Alves do Comando Geral da PMMA.
O ato do governador Flávio Dino foi elogiado e comemorado por policiais de todo o estado. Em Bacabal eles se reuniram com seus familiares na Associação de Cabos e Soldados.
Veja o perfil dos novos comandantes:
Coronel Pereira
Com trajetória militar nas Tropas Especiais, a carreira do coronel Pereira começou no Exército, e, hoje, conta com 24 anos de Polícia Militar, tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira, como Operações Especiais no BOPE, Guerra na Selva no Exército e Segurança de Autoridade, realizando na Espanha. Foi membro da Força Nacional no Pan Americano e é instrutor da academia de Polícia. Coronel Pereira estava no Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Coronel Luongo
Há 23 anos na Polícia Militar, Coronel Luongo se formou na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo bacharel em Segurança Pública. Ele tem, ainda, especialização em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, tem formação na área de Polícia Comunitária e na área de Tecnologia da Informação. Antes de assumir o subcomando da PM, estava exercendo o cargo de diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).