Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

9 de jan. de 2016

BACABAL: Prefeito Zé Alberto entrega pacote de reivindicações ao ministro da saúde

Ministro concedendo entrevista ao lado do pref. Zé Alberto
e do secretário municipal de de saúde, Kelcimar Virgino.
Informações da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Bacabal

Sobe uma leve garoa e acompanhado do deputado federal Alberto Filho (PMDB) e do Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o ministro da saúde, Marcelo Castro, desembarcou no aeroporto de Bacabal às 15h30 desta sexta-feira (8) e foi recepcionado pelo Prefeito da cidade José Alberto Veloso, sua comitiva e pelos estudantes universitários que integram o projeto VER-SUS – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde de iniciativa do Ministério da Saúde junto à Associação Brasileira da Rede Unida, o CONASS, o CONASEMS, a UNE, a FIOCRUZ e a UFRGS  para qualificar a formação de profissionais de saúde engajados, críticos e mobilizados para a radical melhoria do sistema de saúde dos brasileiros.

Do Aeroporto Regional José Sarney o ministro seguiu direto para a estrada da Bela Vista onde iniciou a sua visita ao sistema de saúde de Bacabal pelas obras da UPA - Unidade de Pronto Atendimento/Porte III.

A obra orçada em quase R$ 4 milhões vai contar com 15 leitos e seis médicos para atender a cidade de Bacabal e mais 10 municípios da região.

Em seguida o ministro da saúde se deslocou até o Pronto Socorro Municipal, no centro da cidade. A visita foi rápida, mas o suficiente para detectar as dificuldades que o hospital enfrenta.

A parada seguinte foi no canteiro de obras do novo Hospital Regional Laura Vasconcelos que se encontra em fase de conclusão e que deverá ser entregue pelo Governo do Estado até o inicio do mês de Março.
Ministro no gabinete do prefeito de Bacabal com Zé Alberto,
o deputado federal Alberto Filho e secretários municipais.
O último local a ser visitado pelo ministro Marcelo Castro foi o Hospital Materno Infantil recém-inaugurado pelo município. No local o responsável por gerir o maior orçamento federal conversou com os pacientes e funcionários e saiu, segundo a assessoria de comunicação do município, com uma boa impressão dos serviços prestados às parturientes de Bacabal e de outras cidades que lotam aquela unidade todos os dias.

Após concluir o cronograma de visitas, o ministro a convite do Prefeito Zé Alberto finalizou sua estadia oficial em Bacabal no gabinete da prefeitura onde concedeu entrevista coletiva e acabou proferindo uma palestra sobre o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

Marcelo Castro confirmou que o país estabeleceu Estado de Alerta devido ao alto índice de casos de microcefalia e convocou a população de Bacabal para se engajar no combater ao mosquito transmissor.

“Não basta só o poder público agir. É necessário que a população também faça a sua parte eliminando os focos do mosquito evitando que ele se reproduza em grande escala, como diz a campanha oficial:  Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer”. Acrescentou.

Ainda no gabinete do executivo municipal, Marcelo Castro recebeu das mãos do prefeito Zé Alberto um envelope contendo uma série de reivindicações que visam melhorar a prestação de serviço no setor da saúde de Bacabal. Entre essas reivindicações está o pedido de ajuda financeira para sanar as pendências com fornecedores e servidores dos programas de saúde do Governo Federal, coordenados pelo município.