Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de dez. de 2015

Roberto Costa repercute na Assembleia Caminhada pela Paz em Bacabal

Informações da Assessoria
Dep. Estadual Roberto Costa

Junto a centenas de pessoas o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) esteve presente na 1ª Caminhada pela Paz em Bacabal que teve como tema: “Não somos nós que devemos ter medo”. O parlamentar é uma autoridade que vem reivindicando constantemente segurança pública à Bacabal, em seus discursos na tribuna ele tem se mostrado preocupado com a crescente violência na cidade.
  
A caminhada também foi pontuada por muita comoção de pessoas que perderam seus familiares para a violência extrema. Andrea Gonçalves, irmã de Adonias Gonçalves, assassinado no início deste mês, falou muito emocionada sobre a perda do irmão. “Ele não merecia, pois era muito trabalhador”, disse. Já Newton Oliveira perdeu a irmã Ana Cristina, para a violência e imprudência no trânsito. “Não podemos mais aturar este tipo de situação. É revoltante”, afirmou.
Roberto Costa afirmou ter ficado feliz em participar deste momento de mobilização da cidade. “A sociedade civil organizada mostrou a sua face e uniu a cidade em torno desta reivindicação. Fiquei muito feliz ao ver que existe um grupo de jovens conscientizados e determinados em transformar aquela cidade numa cidade melhor”, disse.

“Acredito que a solução está também no investimento em políticas públicas voltadas para os jovens da periferia de Bacabal. A maioria dos registros de crimes está nas áreas mais pobres da cidade, onde os jovens são os mais atingidos. A situação em Bacabal só vai mudar quando áreas como estas tiverem infraestrutura, condições de lazer e cultura, que afastem o jovem da criminalidade”, completou.

Vítima

Na noite do dia 1º de dezembro deste ano o jovem Adonias Gonçalves dos Santos, 34 anos, foi atingido por dois disparos de arma de fogo quando estava sentando conversando na porta da residência de um amigo, na Travessa Frederico Figueira, próximo ao Colégio Reis Magos.

Socorrido por uma pessoa que mora próxima ao local, a vítima deu entrada no Pronto Socorro Municipal ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito minutos depois. Adonias era morador do Bairro Santos Dumont. Este foi o fato mais recente de violência que resultou na Caminhada.

Tribuna

Em discurso na tribuna, na manhã de terça-feira (15), o deputado Roberto Costa parabenizou e enfatizou a importância da Caminhada pela Paz. Ele exaltou a participação organizada da sociedade civil.

“Foi uma mobilização que há muito tempo Bacabal não via. Todos os comerciários, moradores, saíram para apoiar a caminhada. Participaram estudantes, igrejas, organizações, todos com um único sentimento que é o de dar um basta à situação. Muitas pessoas têm perdido a vida por conta da violência”, disse o parlamentar.

Costa aproveitou o discurso para ler o comunicado feito pela organização do evento para a população de Bacabal. A carta, que foi enviada a autoridades competentes e políticos, afirma entre outras coisas sobre a situação vivida pela população da cidade.

“Estamos cansados de tanto descaso em relação à violência. A má qualidade da nossa segurança pública se reflete nos poucos policiais nas ruas para nos defenderem. São jovens morrendo por conta de celular. Estamos cansados de enterrar nossos parentes, amigos e até desconhecidos.

Os mais pobres têm sido atingidos, pois não têm condições de se cercar de seguranças particulares. Queremos iluminação pública de qualidade também para que minimize os assaltos. A justiça dos homens, infelizmente, só funciona para as classes mais altas”, dizia o documento.

Uma comissão fez a entrega do comunicado ao governador Flávio Dino, em sua última visita ao município. Na ocasião, o governador, que prontamente os atendeu, prometeu reestruturação na segurança da cidade. “Esperamos que Bacabal possa retomar sua tranquilidade”, disse Roberto Costa.