Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

8 de dez. de 2015

DILMA AMEAÇADA! Conheça o rito do impeachment


Em votação secreta, a Câmara dos Deputados elegeu nesta terça-feira (8), por 272 votos, a chapa alternativa integrada por deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sessão que definiu os nomes dos deputados responsáveis por analisar o pedido de afastamento da chefe do Executivo foi marcada por tumultos no plenário.
Deputados governistas inconformados com o fato de Cunha ter determinado votação secreta e ter autorizado a candidatura de uma chapa avulsa tentaram impedir a eleição. Eles chegaram a quebrar parte das urnas eletrônicas instaladas no plenário para a votação.

A chapa vencedora, batizada de "Unindo o Brasil", foi protocolada por parlamentares oposicionistas e dissidentes da base governista na tarde desta terça com a adesão de 39 deputados de PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD (veja a lista com os deputados ao final desta reportagem).

Ao final da votação, os deputados oposicionistas que derrotaram o governo comemoraram no plenário. Depois, cantaram o Hino Nacional erguendo uma bandeira do Brasil.

Ao todo, a comissão especial será formada por 65 parlamentares titulares e o mesmo número de suplentes. Os partidos que não tiveram indicações na chapa vencedora serão convocados a apresentar as indicações para completar as vagas.

Veja os integrantes da chapa alternativa:

PMDB (8 vagas): Osmar Terra (RS); Lelo Coimbra (ES); Carlos Marum (MS); Lúcio Vieira lima (BA); Manoel Junior (PB); Mauro Mariani (SC); Flaviano Melo (AC) e Osmar Serraglio (PR).

PSDB (6 vagas): Carlos Sampaio (SP); Bruno Covas (SP); Shéridan (RR); Rossini (PR); Nilson leitão (MT) e Paulo Abi-Ackel (MG).

PSB (4 vagas): Fernando Coelho Filho (PE); Danilo Forte (CE); Bebeto (BA) e Tadeu Alencar (PE).

PSD (4 vagas): Sóstenes cavalgante (RJ); Evandro Roman (PR); João Rodrigues (SC) e Delegado Éder Mauro (PA).

PP (4 vagas): Jerônimo Goergen (RS); Jair Bolsonaro (RJ); Luiz Carlos Heinze (RS) e Odelmo Leão (MG).

PTB (3 vagas): Ronaldo Nogueira (RS); Benito Gama (BA) eSérgio Moraes (RS).

SD (2 vagas): Fernando Francischini (PR) e Paulo Pereira da Silva (SP).

DEM (2 vagas): Rodrigo Maia (RJ) e Mendonça Filho (PE).

PSC  (2 vagas): Marco Feliciano (SP) e Eduardo Bolsonaro (SP).

PPS (1 vaga): Alex Manente (SP).

PEN (1 vaga): André Fufuca (MA).

PHS (1 vaga): Kaio Maniçoba (PE).

PMB (1 vaga): Major Olímpio (SP).