Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

4 de dez. de 2015

Bacabalense é destaque em congresso mundial de acupuntura, na China

Aconteceu entre os meses de outubro e novembro de 2015 no Hospital Tongren, em Pequim, capital chinesa, o Curso de aprofundamento e o Congresso Internacional de Acupuntura e Medicina Oriental. O evento Internacional contou com a participação de cientistas, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros entre outros profissionais da saúde que utilizam a técnica milenar em todo o mundo. Nesta oportunidade, recebeu destaque a bacabalense Valmária dos Santos (foto abaixo), graduada em Enfermagem pela UEMA-Campus Bacabal e pós- graduada em Saúde da Família e Acupuntura.
A Enfermeira Acupunturista apresentou sua pesquisa de extensão desenvolvida no Brasil e foi escolhida como membro da Federação Internacional de Acupuntura e Moxabustão (WFAS).

Segundo Valmária, o objetivo da viagem foi aprofundar os conhecimentos na área da medicina chinesa e acupuntura bastante aceita e associada aos tratamentos da medicina ocidental.

De acordo com Trabalhos científicos publicados em respeitadas revistas admite-se que a estimulação de pontos de acupuntura provoca a liberação, no sistema nervoso central, de neurotransmissores e outras substâncias responsáveis pelas respostas de promoção de analgesia, restauração de funções orgânicas e modulação imunitária.

A organização mundial de saúde (OMS) reconhece a eficácia do uso da acupuntura em doenças como a depressão, sequelas do AVC, transtornos de ansiedade, problemas neurológicos, dores musculares e nos transtornos psicossomáticos, reduzindo com isso a demanda de internações hospitalares e emergenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

A Enfermeira Acupunturista revelou que dentro de poucos dias estará montado um espaço clínico na cidade de Bacabal onde proporcionará atendimentos em Acupuntura, Massoterapia e outras terapias Orientais.