Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

11 de dez. de 2015

Agritec de Bacabal tem início e vai até sábado (12)

A I Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) do Território do Vale do Mearim iniciou na manhã desta quinta-feira (10) e vai até sábado, em Bacabal, no Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram). Esta é a quarta edição da Agritec em 2015, fechando um ano dedicado a compartilhar conhecimento e inovação em agricultura com os produtores familiares maranhenses.
Durante o evento de abertura o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância da realização das Agritec’s para a promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Bacabal terá com a sua primeira feira. “Bacabal é uma cidade importante porque é uma região muito próspera, principalmente no setor primário. Acreditamos que o eixo do desenvolvimento do Maranhão passa por dois caminhos, que é a produção e a educação, ou seja, o conhecimento”, disse.
Segundo ele, a transferência de tecnologia vai permitir levar ao homem do campo mais conhecimento com ajuda dos parceiros, a Embrapa e o Sebrae, que estão envolvidos na realização da Agritec no município. “Vamos realizar uma grande feira aqui em Bacabal em prol do desenvolvimento do município e de todo o território do Vale do Mearim”, ressaltou Soares.
Para o prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso, a Agritec vai dar oportunidade aos agricultores da região do Mearim de ter acesso às tecnologias para melhorar a produção: “A agricultura de Bacabal ainda é de subsistência e a Agritec vai incentivar que o agricultor melhore sua produção tanto para autoconsumo quanto para a comercialização. Estamos com grandes expectativas para a feira que vai contribuir para o fortalecimento do nosso município e da região”.
O Presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhã- Agerp, Fortunato Macedo, explicou que a Agritec divulga tendências, tecnologias e novidades na agricultura familiar, além de promover conhecimento e informação para que a produção aumente no nosso estado, uma verdadeira vitrine para o agricultor.
O secretário de Agrotecnologia e Meio Ambiente da Fetaema, Joaquim Alves, agradeceu o empenho do Estado em desenvolver a Agricultura no Maranhão. “Somos uma instituição que representa 214 sindicatos em nove regionais, isso é uma representatividade importante, enquanto representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão agradeço a parceria e o empenho do estado em levar tecnologia para melhorar a vida do homem do campo”, afirmou Joaquim.
A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, através do Sistema de Agricultura Familiar (Secretaria de Agricultura Familiar – SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa/Cocais, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/MA, o Movimentos Sociais (Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – Miqcb, Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – Aconeruq, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – Fetaema e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – Fetraf) e prefeituras municipais.
Durante a Agritec acontecerá, ainda, a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.
Na Agritec também acontece a comercialização de produtos da agricultura familiar, exposição de ovinocaprinocultura, vitrines tecnológicas, como os Sistecs. Já durante a noite segue a programação cultural, realizado no Centro de Entretenimento Dom Henrique, o “Henricão”, conta com apresentações de bandas de forró e sertanejo.
O espaço recebeu uma grande estrutura para receber o público. A empresa R. L. Construções, do empresário Rongey Mourão, parceira do evento, está sendo a responsável por garantir a iluminação do amplo espaço. (Com informações do Governo do Estado).