Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

20 de nov. de 2015

Títulos de cidadania bacabalense são entregues a radialista e artistas na Câmara Municipal

Maestro Victor, Marcus Maranhão e Zé do Forró.

Por Gislaine Gonçalves
Assecom/Câmara Bacabal

Em sessão solene a Câmara Municipal de Bacabal homenageou três pessoas que são destaques na cultura e contribuem para a história do município. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Manuel da Concórdia, e contou com a presença dos vereadores e convidados.

Homenageados

Maestro Victor

O primeiro homenageado foi o maestro Victor Emanuel, que recebeu o título de "Cidadão Bacabalense" através de decreto legislativo de autoria do Vereador Fernando Sousa. Victor Emanuel é da cidade de Uiraúna-PB, veio para Bacabal no ano de 2000, a pedido do ex-prefeito José Vieira Lins para trabalhar como maestro da recém-revitalizada Banda Santa Cecilia. Ao chegar a cidade procurou estudar sobre a cultura local e fazer amigos na área.

Em 2005 lança o grupo musical Forró Bacaba e no ano seguinte grava com Perboire Ribeiro um CD intitulado “Perboire Ribeiro e Forró Bacaba”. Em 2006 gradua-se em Letras pela Faculdade de Educação São Francisco. Neste mesmo ano participa ativamente da fundação da então Escola de Música Francisco Padilha. No final de 2009, é aprovado no concurso público do Governo do Estado do Maranhão e em 2010 logra novo êxito sendo também aprovado no concurso público da Prefeitura Municipal de Bacabal, ambos para o cargo de professor de língua inglesa.

Victor Emanuel é casado com a maranhense Valmária dos Santos Lisboa, enfermeira, mãe de seu único filho, o bacabalense Enzo Emanuel Santos Sousa, de apenas dois anos de idade.

Hoje, além de professor, o maestro é diretor da Escola de Música Maestro Almir Garcez Assaí e orgulha-se de estar contribuindo na formação de novos músicos para esta Cidade.

“Me sinto muito feliz e honrado pelo grande reconhecimento. Espero contribuir sempre com a cultura da nossa cidade”, disse.

Marcus Maranhão

O segundo homenageado foi o cantor e compositor Marco Antônio Queiroz, título de iniciativa do vereador Paulo Campos. Marcus Maranhão, como o artista é popularmente conhecido, nasceu na cidade de Buriti Bravo. Aos 14 anos iniciou sua vocação no mundo da musical tocando violão, mais tarde cavaquinho. Mudou-se para Bacabal em junho de 1989, onde se afeiçoou pela profissão escolhida.
Foi fundador e líder da banda de pagode Compromisso, além de desenvolver amplo trabalho em todo Maranhão. Hoje Marcus Maranhão é professor de violão da Escola de Música de Bacabal.

“Receber esse título de cidadão bacabalense é motivo de muito orgulho e satisfação. Sinto-me profundamente honrado e bastante envaidecido. Quero enfatizar que recebo essa homenagem com muita humildade, consciente de que a conquista desta horaria não é apenas fruto dos meus esforços, mas da conjugação de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído com minha vida pessoal e profissional”.

Zé do Forró

O terceiro a receber o titulo de “Cidadão Bacabalense”, Wylson Ronypeterson Serra, o competente radialista e querido "Zé do Forró", foi muito aplaudido pelo público presente. Sua honraria foi de iniciativa do Vereador Reginaldo do Posto.

Wilson Ronypeterson chegou ao município de Bacabal em outubro de 1980, onde se tornou conhecido como Zé do Forró em virtude do seu abrangente trabalho no ramo de rádiodifusão. Zé do Forró alegrou as manhãs dos ouvintes pelas ondas das rádios Jainara AM e Mirante FM. Atualmente trabalha na rádio Super 89,1 FM.

Pai de 23 filhos, Zé do Forró se faz merecedor do referido título por desenvolver um trabalho cultural a todos que fazem uso da radiodifusão nesta região.

“É com muita emoção e a voz embargada que agradeço essa Casa pelo reconhecimento. Considero este momento como um dos mais importantes da minha vida”.

O presidente da Câmara, Manuel da Concórdia, destacou sua satisfação em realizar a sessão. Para ele o poder legislativo cumpre o seu papel ao reconhecer os valores e serviços prestados a todos homenageados, considerando que esta é uma solenidade que, ao longo de muitas décadas, vem sendo realizada pela Câmara com o intuito de reconhecer aqueles que juntos estão construindo a história de nossa cidade.