Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de nov. de 2015

BACABAL: Hospital Materno Infantil está funcionando em novo local

Informações da Assecom
Prefeitura de Bacabal

O Hospital Materno Infantil de Bacabal passou a funcionar, desde a manhã da última sexta feira (13), no prédio do antigo Hospital Bom Pastor, na Praça Santos Dumont.

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é que nesse novo ambiente amplo e confortável as mães tenham um acompanhamento de qualidade e uma atenção redobrada do primeiro ao último mês de gestação, além de bom atendimento médico para as crianças.

Acompanhando de perto toda a movimentação o técnico de telecomunicações Rogério de Castro disse que essa ação do gestor municipal foi importante porque, realmente, o município precisava de um atendimento exclusivo nessa área, elogiou a estrutura que estava sendo entregue a comunidade e ainda parabenizou a iniciativa.
Para o lavrador Germando do Nascimento o importante foi à separação dos ambientes de atendimento, uma vez que, tanto gestantes, como nutrizes e, as próprias crianças eram atendidas em um mesmo espaço, que também prestava o serviço de urgência. O mesmo pensamento foi comungado pelo taxista Antônio Carlos da Conceição, que lembrou ainda que Bacabal é uma cidade polo que serve também como base de atendimento para outras cidades a região.

O lavrador Antônio Vieira da Silva destaca principalmente o fato das crianças agora poderem desfrutar de um atendimento exclusivo e especializado, além de acreditar que esse fator contribuirá para diminuir o tempo do tratamento ao qual essas crianças são submetidas. Já o camelô Antônio da Silva ressalta a preocupação do prefeito José Alberto Veloso com o setor da Saúde, principalmente das mulheres e das crianças.
Mais segurança para as parturientes

A parturiente Claudiana Avelino se revelou segura em realizar o seu parto em um ambiente moderno, confortável e com um atendimento especializado, tendo a disposição equipe médica completa e equipamentos novos à sua disposição.
A gestante Luciene Matos foi conhecer de perto o novo hospital e garantiu estar feliz.

Núcleos de apoio

O novo hospital conta com um núcleo de apoio às mulheres que sofrem violência doméstica e, também, para as crianças que sofrem abuso sexual. A Delegada da Mulher, Fernanda Chaves, comemorou a parceria estabelecida com o município afirmando que a mesma implementará o trabalho que a Polícia Civil já realiza e facilitará o desenvolvimento das ações de  proteção e ajuda a essas vítimas, que agora podem dispor de um ambiente mais humanizado.
Investimento

Em meio à crise que se alastra fechando grandes hospitais beneficentes, como as Santas Casas de Misericórdia, e outras entidades privadas como AACD, que teve duas de suas bases fechadas na maior capital do Brasil, São Paulo, a cidade de Bacabal ganha uma casa de saúde com internação hospitalar nas clínicas obstétrica e pediátrica, dotada com unidades de cuidados intensivo neonatal (UCI), laboratório e farmácia para internos, sala de imunização, teste do pezinho, sala de raios X, aparelho de mamografia, além de cartório de registro civil e sala de cuidados da beleza.

Jeane Aguiar, diretora do materno infantil, garantiu que a população de Bacabal só tem a ganhar com a qualidade do serviço oferecido e que a nova unidade é adequada para o serviço de atendimento de obstetrícia e pediatria, destacando também a realização de outras ações como a garantia do registro civil do recém-nascido.

O secretário de saúde Kelcimar Virgino da Silva lembrou as críticas feitas e as desconfianças de determinados segmentos, para acrescentar que muitas dificuldades, principalmente financeiras, tiveram que ser vencidas, para que a nova unidade, que é dotada da estrutura exigida pelo Ministério da Saúde, fosse entregue.

O prefeito José Alberto Veloso destacou a força de trabalho do povo bacabalense como mola propulsora para as suas ações e exortou os políticos com mandatos, baseados no eleitorado local, a se unirem em favor do município, anunciando ainda a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para até o final do primeiro semestre do ano que vem, além, da expectativa da conclusão das obras do Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, que está sendo reconstruído pelo Governo do Estado.