Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

16 de nov. de 2015

Audiência Pública na Câmara dos Deputados debate nova droga contra o câncer

O Deputado Federal João Marcelo Souza (PMDB/MA), participou na última quinta-feira (12), da reunião de Audiência Pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara dos Deputados; na qual foi discutida a utilização da substância fosfoetanolamina para o tratamento de câncer.

A substância foi estudada pelo professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Gilberto Orivaldo Chiere.

A fosfoetanolamina sintética é uma substância desenvolvida há mais de 20 anos e foi usada por algumas pessoas como medicamento contra o câncer. A droga ainda não tem comprovação de eficácia e segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária / ANVISA, antes de qualquer medicamento ser disponibilizado para o uso no Brasil, é necessária a avaliação de ensaios clínicos. Essa análise tem por finalidade atestar a eficácia e a segurança do produto que será registrado como medicamento no país.
Para o deputado João Marcelo Souza (PMDB/MA), o estudo desse novo medicamento tem vital importância para a sociedade e principalmente para àqueles que sofrem ao serem diagnosticados com câncer. "Apoiamos o aprofundamento da pesquisa dessa substância, que poderá se tornar um aliado na luta de milhares pacientes futuramente, mas para tal é preciso termos total segurança sobre os benefícios da mesma", ponderou João Marcelo.

Também participaram da audiência representantes da ANVISA, CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), AFAG (Associação de Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves), Ministério da Saúde, médicos e pesquisadores, INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) e Ministério Público.