PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

banners-novembro-3.gif

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Roberto Costa denuncia atraso nos salários dos profissionais de saúde em Bacabal

Informações da Assessoria
Dep. Est. Roberto Costa (PMDB)

“Até quando a população de Bacabal vai ter que pagar por esse absurdo, por esse sofrimento?”, questionou o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), em tribuna na manhã desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar denunciou várias situações de descaso no sistema de saúde do município. Entre elas, o atraso em dois meses no pagamento de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Já acontecia esse atraso na área do esporte, da agricultura, dos mercados municipais, da rodoviária. Funcionários que não recebem há 2, 3 meses e agora os profissionais da saúde se encontram na mesma situação”, disse.  Ainda de acordo com Roberto, não há materiais nos hospitais, além do atraso nas obras do novo hospital da cidade, podendo ser atrasada em mais um ano.

“O que nós estávamos prevendo aconteceu. A infraestrutura do município completamente defasada e a população desassistida. Hoje, o hospital municipal funciona precariamente e o Hospital Laura que está sendo construído, pelos nossos levantamentos, não será inaugurado este ano. Logo, a população tem pagado um preço altíssimo por falta de apoio. Não se consegue encontrar um pediatra, geriatra sequer; não se consegue fazer as cirurgias para atender todas as demandas, não existe medicação, não existe luva, nada”, denunciou.

O deputado expôs ainda a falta de estrutura para a realização de exames para os pacientes em tratamento. Há algumas semanas, a própria população, segundo Costa, procura o parlamentar para achar uma saúde e realizar atendimentos fora da cidade, onde tenha infraestrutura na saúde.

“Em alguns casos, acontece do paciente ter que recorrer aos seus familiares e amigos para comprar medicação a ser aplicada dentro do hospital, por falta de medicação, E aparelhos. Não é feito um exame na cidade, nem sequer uma tomografia, um raio x ou uma ressonância, nada disso existe para o povo. Ou se tenta fazer um sacrifício para fazer esses exames na rede particular ou, como acontece com a maioria mais carente, termina desassistida”, completou.

Ameaça de demissões

Outra denúncia, ainda mais grave, foi realizada pelo deputado Roberto Costa. De acordo com o peemedebista, os profissionais tentaram dialogar com a prefeitura, por meio do secretário municipal de saúde, para resolver o impasse no atraso porém, a tentativa de diálogo transformou-se em ameaças de demissões, por parte da gestão bacabalense.

“Ao invés dos profissionais terem seu pleito respeitado, foram ameaçados de demissão. Um dos maiores absurdos que poderíamos ver na cidade: ameaçar um funcionário porque ele está cobrando um direito seu que é o salário. O poder público tem que compreender que um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, o maqueiro, o porteiro são trabalhadores e por trás dele existem famílias que dependem do sustento do salário dele, em vez de ameaçar, em vez de tentar debelar, por meio de agressões, porque isso para mim é uma agressão ao trabalhador”, frisou.

O deputado cobrou ainda à gestão municipal de Bacabal reconhecimento de suas falhar e procurar soluções para os problemas, pagando em dias seus profissionais e cumprir com os devidos compromissos com a cidade.

“A responsabilidade é da atual gestão, é ela que tem que cumprir com seus compromissos com a população de Bacabal, com o povo de Bacabal. Não pode é deixar os funcionários da Prefeitura sem receber salários e não dar nenhuma satisfação. E quando dão uma satisfação, é na ameaça de botar para fora. Eles têm que entender que o que os trabalhadores estão cobrando é um direito deles. Eles trabalharam, eles fizeram por merecer. Eles que trabalham sem a menor condição de trabalho dentro de um hospital para atender a uma população sofrida, uma população pobre que depende exclusivamente do poder público na saúde e que nada tem sido feito. Agora, fazer isso com o povo humilde de Bacabal é um crime que se comete contra aquela cidade e contra aquele povo”, finalizou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...