Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

14 de out. de 2015

Peça teatral Pão com Ovo volta a Bacabal para apresentação gratuita

Os meses de outubro e novembro desse ano serão especiais para milhares de moradores de 13 cidades maranhenses, muitas das quais receberão pela primeira vez uma companhia de teatro com apresentação gratuita em sua localidade.

Trata-se da "Caravana Pão com Ovo", um amplo projeto cultural que foi viabilizado pelo Governo do Maranhão,  via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto consiste em 14 apresentações da peça teatral maranhense "Pão com Ovo", de forma itinerante em 13 cidades e com caráter popular, uma vez que todas as apresentações se darão em praças públicas, e serão gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

A Caravana é uma parceria da Cia. Santa Ignorância, autora da peça "Pão com Ovo", que é sucesso de público há 4 anos em São Luís e da produtora Grupo Oito Comunicação, agência especializada na concepção e produção de projetos incentivados através de leis Estaduais / Federais, da publicitária Cássia Mello Pflueger.

A democratização do teatro no Maranhão

O teatro é a forma de expressão artística mais antiga da humanidade e que ao longo dos séculos, além de entreter visa também educar, formar, politizar, incluir e conscientizar as pessoas sobre os mais diversos temas. Mas apesar dessa relevância, ainda são muitos os brasileiros que estão à margem dessa oferta cultural e sem qualquer contato com produções teatrais profissionais e de qualidade.

"No Maranhão, a população de diversos municípios além de ansiosa está ociosa culturalmente. E agora com esse projeto estamos muito felizes em poder oferecer um teatro de qualidade, profissional e com temas regionais e de total identificação popular, que leva as pessoas às gargalhadas e ao mesmo tempo as faz refletir sobre temas sérios como a (falta de) qualidade do atendimento, que é o mote que permeia o texto do Pão com Ovo", declarou o ator e diretor César Boaes, que na peça interpreta a personagem Clarisse.

No total a Caravana estará na estrada por um período de 20 dias (de 20/10 a 14/11), com uma equipe que além dos três atores da peça contempla técnicos e produtores totalizando 13 pessoas.

Para facilitar o acesso das pessoas em cada comunidade, a peça será encenada nas principais praças dos municípios visitados, mas contando com uma super estrutura de palco, som e luz, além de cadeiras e decoração.

Com um tempo médio de 1h20 de duração, a peça conta com skeches da montagem original do "Pão com Ovo", além de alguns quadros que são sucesso do grupo na internet, tais como o quadro da manga, do médico, do elástico e do "cececerecece". Em suma, um espetáculo para toda família se divertir junta, da criança ao idoso.

Além de Bacabal, as demais regiões contempladas com o projeto são: São Luís, Balsas, Imperatriz, Barra do Corda, Codó, Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha, Barreirinhas, São José de Ribamar, Maiobão e Itapiracó.
  
A companhia de teatro Santa Ignorância vem ao longo de sua trajetória, realizando montagens com importantes nomes da dramaturgia nacional, e agora faz sucesso apostando na dramaturgia local e regional.

Pão com Ovo foi encenado a partir da dramaturgia do ator e da mímesis corpórea. A pesquisa feita pelos atores da companhia foi realizada por dois anos em um estudo de observação do corpo das emergentes, socialites e das mulheres de periferia, além de um estudo de dança de ritmos populares como o brega, funk, o tecnobrega e o forró em casas de festas populares das periferias.  O espetáculo é um texto coletivo, com direção de César Boaes e no seu elenco estão os conhecidos atores da cena teatral maranhense Adeílson Santos, César Boaes e Charles Jr.

A comédia retrata de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. Em cartaz há 4 anos, sempre lotando as apresentações, inclusive em Bacabal, a peça conta a história de duas personagens, Dijé (vivida por Adeílson Santos), moradora de bairro da periferia e Clarisse, (interpretada por César Boaes) uma emergente alpinista social.A montagem conta ainda com o ator Charles Jr. em diversos papéis de apoio.

Amigas de escola que se reencontram anos depois e falam de coisas engraçadas do cotidiano das suas vidas, retratando de forma bem humorada o atendimento nas empresas púbicas e privadas, e os hábitos e costumes de determinadas classes sociais.  Os três atores se revezam em vários personagens em uma estrutura simples para facilitar a montagem e o acesso da peça a qualquer espaço cênico, sem, no entanto, perder a qualidade com as composições dos personagens. Uma linguagem direta e simples, mas sem apelações fáceis e linguagem chula. Não existe um texto literalmente escrito, as falas e diálogos surgidos nos ensaios e de improviso, estão somente memorizadas pelos atores.

A peça é adaptada para cada cidade onde é apresentada com uma rápida pesquisa, sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes. A cada nova temporada uma nova temática, com quadros novos como aniversário de criança, baile de formatura e uma leitura divertida das festas populares e as manifestações políticas atuais.

A proposta da peça vem também de alguns quadros já experimentados em apresentações em treinamentos para qualidade de atendimento de diversas empresas da cidade.

A apresentação em Bacabal será dia 30 de outubro, na Praça São José (Praça do Bolo).