PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

banners-novembro-3.gif

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dep. João Marcelo Souza discursa em homenagem ao Dia do Idoso

O primeiro dia de outubro foi marcado pela sessão solene NA Câmara Federal em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, celebrado nessa data e que contou com discursos e manifestações de parlamentares em prol dos direitos das pessoas da chamada terceira idade.

O Deputado Federal João Marcelo Souza (PMBD), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista do Envelhecimento Ativo, defendeu o envelhecimento com mais qualidade de vida aos brasileiros: "Acredito que o idoso deve ter uma vida ativa em prol de si mesmo bem como ser uma força ativa para a nação. Envelhecer de forma ativa significa ocupar o tempo com diferentes atividades: reuniões, ocupação no mercado de trabalho, jogos e viagens. Fatores que determinam a qualidade de vida. Mas será que estamos dando a devida atenção aos idosos? As políticas públicas estão realmente ao alcance de todos? O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida desta grande parte da população?", provocou o parlamentar maranhense, que também é psicólogo por formação e muito sensibilizado com a causa do idoso.

João Marcelo cobrou políticas públicas mais efetivas e que defendam os interesses dos idosos como um grupo que deve permanecer ativo e saudável: "A ideia do envelhecimento ativo, que nossa frente parlamentar defende, serve exatamente para combater essa visão de que a velhice é um momento de estagnação. Parabenizar os mais velhos pelo que eles já fizeram é importante; mas não deveríamos igualmente falar com empolgação das metas que eles ainda pretendem realizar? Para que essa grande parte da população possa continuar buscando seus objetivos, é importante que o Estado seja capaz de atender a suas necessidades. Por isso, as políticas públicas para os idosos são importantíssimas", cobrou o deputado João Marcelo.
Ele lembrou em seu discurso que a ONU também está atenta à qualidade de vida dos idosos nos espaços urbanos: "Em 2015 a ONU celebra esta data com o tema: “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”, que visa focar não só o impacto do  meio urbano nas pessoas mais idosas, como também o impacto das pessoas no meio urbano. Com o crescimento da população idosa, as cidades mais bem planejadas poderão oferecer ambientes urbanos mais acessíveis e seguros gerando perspectivas de uma melhor qualidade de vida. Uma agenda inclusiva no que diz respeito à idade é essencial para promover a igualdade, o bem estar e os direitos fundamentais das pessoas idosas prevenindo seu isolamento, abuso e negligência", defendeu o deputado maranhense.

A data no mundo

Instituído em 1991 pela ONU - Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional do Idoso tem como objetivo sensibilizar e chamar a atenção da comunidade internacional para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger, cuidar e investir na população idosa.

Segundo estimativas do IBGE, a população acima de 60 anos no Brasil deverá triplicar nos próximos 20 anos. Nesse mesmo período, a expectativa média de vida do brasileiro também tende a ser ampliada de forma significativa aumentando dos atuais 75  para 81 anos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...