PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

banners-novembro-1.gif

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Assembleia aprova projeto que concede título de cidadão maranhense ao bispo Armando Gutierres

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na sessão plenária desta quinta-feira (2) o Projeto de Resolução Legislativa, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), que concede título de cidadão maranhense ao bispo da Diocese de Bacabal,  Dom Armando Martins Gutierres, natural da cidade de Madri/Espanha.  

Ao justificar a proposição - que vai para promulgação- o deputado Roberto Costa afirmou que Dom Armando tem prestado relevantes serviços ao povo do Maranhão, especialmente aos municípios que estão na jurisdição da Diocese de Bacabal. “Homem profundamente sensível as questões sociais, tem realizado inúmeros trabalhos que visam o resgate e a valorização da pessoa humana e sua dignidade”, acentuou Roberto Costa.
Dom Belisário entrega o Báculo ao bispo eleito
Trajetória

Dom Armando Martín Gutiérrez, que nasceu em 16 de dezembro de 1954, em Madrid na Espanha, frequentou os estudos de primeiro e segundo grau no colégio Amore Misericordioso, em Lujua, Espanha e os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Marchigiano, na cidade de Fermo, Itallia. Fez mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma. Emitiu a primeira profissão na Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso em 08 de setembro de 1974 e a Perpétua em 1978.

No dia 06 de outubro de 1979, Dom Armando Martín Gutiérrez foi ordenado sacerdote, em Spinaceto, Roma. A partir daí exerceu os seguintes ministérios:  Na Itália, era responsável pelo Seminário Menor  da Congregação em Collevalenza, Perugia, Itália; vice reitor da Casa do Clero de Perugia; vice mestre dos noviços em Matrice, Campobasso, Itália.

Em 1988 veio para o Brasil, onde exerceu na Diocese de Mogi das Cruzes (SP), os cargos de mestre dos noviços (1988-2002); professor de Ética, no Seminário Diocesano e de Teologia Moral, no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI (1992 -2002); superior de comunidade (1993-2002). Na diocese de Juiz de Fora foi mestre de juniorado,  superior de comunidade e vigário paroquial (2003-2005);

Em 02 de novembro de 2006, sua santidade o papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Bacabal, sucedendo a Dom José Belisario da Silva que foi nomeado pela Santa Sé, Arcebispo Metropolitano de São Luís do Maranhão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...