Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

27 de mar. de 2015

Dupla de assaltantes invade mansão, faz 12 pessoas reféns e morre em confronto com a polícia, em São Luís

Jacarezinho, morto em confronto com a polícia
Dois bandidos morrem em troca de tiros com policiais militares na Região Metropolitana de São Luís. O confronto ocorreu no fim da manhã desta quinta-feira (26), dentro de uma mansão pertencente ao empresário Eduardo Ferraz, de 35 anos, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar. Nessa ação, três assaltantes invadiram o imóvel e fizeram 12 pessoas reféns, inclusive o proprietário, sob ameaça de morte. Eles ainda roubaram joias, celulares e aparelhos eletrônicos, mas durante a fuga trocaram tiros com policiais militares, o que resultou na morte de dois criminosos, identificados como Vanderson Pereira Costa, o Jacarezinho, e Wanderson Rafael Ancheita, ambos de 18 anos. O terceiro assaltante, Gabriel Elton de Melo Ancheita, de 18 anos, foi preso e conduzido para 7º Distrito, no Turu. Já na quarta-feira (25), um bandido também foi morto ao enfrentar policiais em Buriti.
O soldado Araújo, do 13º Batalhão da Polícia Militar, informou que a sua guarnição foi comunicada, por intermédio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), de que estava ocorrendo um assalto a uma residência no bairro do Araçagi, em que havia pessoas reféns e que o bando estava com armamento de grosso calibre, como pistola 380 e revólver calibre 38. Os policiais, ao chegarem ao local, foram recebidos à bala pelos criminosos.
Houve troca de tiros e dois dos assaltantes foram alvejados. Jacarezinho, como aparentava um estado mais grave, foi levado imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, mas chegou à casa de saúde sem vida. O seu parceiro, Wanderson Ancheita, que levou um tiro nas costas, foi conduzido para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, na Cidade Operária. Ele morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico.
Após a troca de tiros, os militares realizaram uma revista pela localidade e acabaram encontrando Gabriel Elton de Melo Anchieta, primo de Wanderson Ancheita, dentro de um Fiesta bege, de placas OJC-2902. A sua função no assalto era dar cobertura aos outros dois assaltantes. Ele foi preso, conduzido para o 7º Distrito Policial, no Turu, e apresentado ao delegado Márcio Dominici. Ainda durante essa incursão, os policiais apreenderam uma pistola 380 e o revólver com munições deflagradas.
O delegado explicou que ainda ontem iria ouvir o detido para em seguida lavrar o flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo qualificado e quadrilha armada. Gabriel ainda ontem seria transferido para o Centro de Triagem de Pedrinhas, onde ficará preso à disposição da Justiça.
Momento de terror - “Nunca imaginei passar por essa situação, que denomino de momento de terror. Eu fui trancando dentro da minha própria casa e ainda tive uma arma de fogo apontada na minha cabeça, e o assaltante a todo instante falando que iria tirar a minha vida”, desabafou o empresário Eduardo Ferraz. Ele disse que nos fundos da residência funciona o seu depósito de material de construção.
Na manhã de quinta-feira (26), por volta das 10h30, havia dois caminhões descarregando cimento e ferro para abastecer o empreendimento comercial. Nesse momento, os assaltantes chegaram ao local e abordaram inicialmente os operários e em seguida o empresário. Eles trancaram todos em um dos cômodos da casa e começaram a recolher os objetos de valor.
Eduardo Ferraz disse que os assaltantes procuravam por dinheiro, joias, celulares e aparelhos eletrônicos e ao deixarem o local foram surpreendidos pelos policiais militares. “Eu estava trancado com os operários e mais a minha empregada em um quarto quando escutei os tiros e gritos. Ao ser libertado, fiquei sabendo que a polícia tinha trocado tiros com os assaltantes e capturado um deles. Agora, estou na delegacia registrando a ocorrência”, afirmou o empresário.
No interior – Na quarta-feira (25), no município de Buriti, um bandido morreu em confronto com a polícia. Segundo informações do comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, major Glauber Miranda, os policiais receberam informações de que um ancião, conhecido apenas como Luís Firme, estava sendo refém e ameaçado de morte em sua própria casa pelo seu neto, identificado apenas como Francisco Pantanal, de 21 anos.
Uma guarnição se deslocou até o local e conseguiu libertar o idoso, mas o acusado acabou disparando contra os policiais. Houve troca de tiros. Francisco Pantanal foi atingido na coxa e, antes de chegar ao Hospital Municipal de Coelho Neto, morreu.

Ainda na quarta-feira (24), os militares apreenderam o primo do acusado, um adolescente de 15 anos, no povoado de Maruazinho, zona rural de Buriti. Com ele, os policiais encontraram várias pedras de crack, armas artesanais e facas.