Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

11 de jul. de 2014

Roberto Costa reforça investimentos do Governo nos municípios maranhenses

Na sessão desta quinta-feira (10), o líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), usou a tribuna para reforçar os investimentos do Governo nos municípios maranhenses. O parlamentar defendeu o apoio do Estado aos municípios na construção de hospitais que são entregues à administração da prefeitura. O deputado esclareceu que sobre essa demanda, o governo não custeia todo o financiamento do hospital, mas faz um aporte de apoio às prefeituras no valor de R$ 100 mil. Sobre a saúde, o deputado aproveitou para lembrar que o Governo do Estado tem feito muitos investimentos na área, inclusive, com a entrega de ambulâncias e hospitais recuperados a vários municípios.

Para rebater as críticas, que cobravam mais participação do governo no apoio aos municípios, o parlamentar relembrou as contradições apresentadas pela oposição dentro do plenário: “precisamos saber de que lado a oposição está;  cobram  do governo, mas trabalham contra o que o governo tem feito de investimento, por meio das prefeituras, no Maranhão”.  O questionamento de Roberto Costa era uma referência aos ataques feitos pela oposição ao Fundema (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão). Por meio do Fundo, aprovado pela Assembleia no mês de junho, os recursos públicos podem ser aplicados de forma descentralizada, o que garante agilidade às demandas de cada prefeitura.

Ainda trazendo à tona tais contradições, o deputado relembrou que ontem a oposição mais uma vez estava contra os municípios no Projeto de Lei nº 113, de autoria do deputado Hélio Soares (PMDB). A proposta é para que haja uma diminuição na exigência dos documentos que as prefeituras apresentam para firmar convênios com o Estado. Aprovado, o Projeto representa a desburocratização e garante agilidade nos investimentos feitos pelo Governo nos municípios.

O parlamentar esclarece que, as dificuldades enfrentadas no estado são municipais e por isso, a governadora Roseana Sarney trabalha com uma gestão municipalista ao investir no interior maranhense por meio do fortalecimento das parcerias com os prefeitos. “Os gestores públicos municipais são fundamentais para resolvermos as necessidades da população. A governadora reconhece isso e acima de questões políticas e independente da bandeira que o prefeito carregue, para ela, o mais importante é atender as necessidades do povo maranhense”, destacou o deputado.

Roberto Costa finalizou pedindo que, em vez de cobrar, a oposição fique ao lado da Bancada do Governo, pois é ela quem aprova os empréstimos que são fundamentais para os investimentos no estado.