Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

23 de jun. de 2014

Prefeitura de Bacabal em parceria com SINE fomenta a inclusão de deficientes no mercado de trabalho

A Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas para Deficientes determina que as empresas com 100 ou mais funcionários é obrigada a preencher de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência na seguinte proporção:

- até 200 funcionários……………… 2%
- de 201 a 500 funcionários……….. 3%
- de 501 a 1000 funcionários……… 4%
- de 1001 em diante funcionários… 5%

Por desconhecer os seus direitos ou por falta de políticas públicas voltadas para a inclusão no mercado de trabalho, muitos portadores de deficiência acabam sendo excluídos de tais benefícios.

Em Bacabal o governo municipal numa parceria como SINE implantou a campanha “Você é Capaz, o Mercado Só Precisa Saber” que tem como objetivo principal, incentivar a inclusão dos portadores de deficiência no mercado trabalho.

Na sexta-feira (06) dia “D” da campanha, vários portadores de deficiência física compareceram ao prédio do SINE para uma entrevista de emprego e efetuarem seus cadastros junto ao órgão para que possam ser absorvidos pelo comércio local.

A iniciativa do Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego Renda e Turismo está sendo vista pelos deficientes como uma “Janela de Oportunidades.”

“Precisávamos disso, de resgatar a nossa autoestima, de provar para a sociedade que somos capazes de exercer funções de forma digna. O que faltava era uma oportunidade e o novo governo está nos proporcionando isso.” Disse Isaline de Sousa Rodrigues cheia de otimismo.

Estiveram presentes ao lançamento da campanha representantes do Ministério do Trabalho, do SINE/Bacabal e da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego, Renda e Turismo.