Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

17 de dez. de 2013

Roberto Costa participa de certificação de alunos do Pronatec em Bacabal

Exibindo RC177.jpg
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) participou nesta última sexta-feira (13), da cerimônia de certificação de cerca de 700 alunos em cursos de qualificação profissional, oriundos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento aconteceu no auditório do SESI de Bacabal.

No município, os alunos certificados pelo Pronatec são beneficiários ou dependentes de programas de transferência de renda do governo federal, a exemplo do Bolsa Família ou são estudantes de escolas de ensino médio do governo estadual. Os cursos, demandados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), foram oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entidades que compõe o Sistema Fiema, e também pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma). Entre os cursos oferecidos estão o de Operador de Computador, Massagista, Depilador, Manicure e Pedicure e Cabeleireiro Assistente.

Durante o seu discurso, Roberto Costa falou da importância da qualificação profissional e lembrou que também já participou de programas similares quando estudante. “Quero dizer da nossa alegria de estar aqui e parabenizo a todos por essa conquista. Vim aqui hoje justamente pela representatividade deste momento para a cidade de Bacabal. O nosso grande desafio é ter uma juventude qualificada. E, é nisso que nós temos que trabalhar. A dignidade do cidadão vem através do emprego. É através dele que teremos boas condições de vida. Eu falo isso porque também já participei de cursos de formação, inclusive me formei no Ifma, em São Luís. Então, eu sei da importância que tem uma qualificação como essa.”, destacou Costa.
Exibindo RC178.jpg
Roberto Costa também ressaltou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a elevação da renda per capita, que registraram um crescimento de 10, 3%, colocando o Maranhão como a 16ª maior economia do país. “Esse crescimento significa dizer geração de emprego e renda”, frisou. E, destacou a relevância do Pronatec para os jovens que necessitam de uma qualificação diante do concorrido mercado de trabalho. “O Pronatec veio atender exatamente essa demanda reprimida de qualificação da nossa juventude. Na cidade de Bacabal, eu sempre tenho dito, que tudo que vem para Bacabal, não se resume à cidade, porque Bacabal é o polo de toda essa região do Médio Mearim. E, com a qualificação, passamos a ter uma chance a mais para concorrer, em nível de igualdade, no mercado de trabalho”, destacou Costa.

Participaram ainda do evento: diretor regional do Senai e superintendente do IEL, Marco Antônio Moura; secretário-adjunto de Finanças do município, José de Alencar Costa Silva; o diretor do Senac/Bacabal, Josiane Fontinelle; a secretária-adjunta de Assistência Social do município, Karime Branco Pereira; presidente da Câmara, Regilda Santos; diretor regional do Senac/MA, José Ahirton Lopes; o gerente da unidade do Senai de Bacabal, Clodomir Galiza; diretora geral do Ifma/ Bacabal, Cleudenice Machado Pólvoa; o secretário de Desenvolvimento de Emprego e Renda do município, José Antônio.