Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

18 de dez. de 2013

Paróquia São Francisco realiza a VI Cantata Natalina de Bacabal

Como forma de reacender a chama do espírito natalino, numa parceira com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), a paróquia São Francisco das Chagas realizará no próximo dia 21 de dezembro, às 20h, no município de Bacabal, a VI Cantata Natalina “Um Natal de Luz”. O evento terá as apresentações, no largo da Igreja São Francisco, da Filarmônica do Sesi Edilson Baldez, do Coral São Francisco e o show "Canções de Luz", do cantor e compositor maranhense Emanuel de Jesus.

A Cantata Natalina Um Natal de Luz mantém, como acontece todos os anos, a parceria com a Secretaria da Cultura, que incentiva e fomenta ações e projetos culturais em todo o estado. Segundo a secretária da Cultura, Olga Simão, o evento – que é aberto ao público – já se tornou uma tradição em Bacabal e cumpre importante papel sociocultural no município. Durante toda a programação será realizada arrecadação de alimentos destinados às famílias carentes da cidade. “Uma ação cultural que nos remete ao clima de Natal, nos proporcionando momento de lazer e também de realizarmos uma boa ação aos necessitados”, disse.
 Exibindo Filarmônica do Sesi Edilson Baldez.JPG
A Filarmônica do Sesi Edilson Baldez, formada por 30 crianças da Escola Presidente Médici – Sesi Bacabal, se apresentará pela primeira vez na Cantata, onde mostrará um repertório de músicas natalinas e clássicos da música brasileira. O projeto é resultado das oficinas de música realizadas pela escola, sob a coordenação do maestro Victor Emanuel. “É uma alegria muito grande poder participar desse evento, com essas crianças que tem levado música e luz por onde passam”, afirmou Magna Nascimento, diretora do Sesi Bacabal.
 Exibindo Coral São Francisco.jpg
O Coral São Francisco, composto também por 30 membros da paróquia, acompanha a sexta edição do encontro e conta com a regência do professor de canto Thinael Silva. “Esse ano vamos trazer novos arranjos e convenções. Teremos solos e duetos. Queremos surpreender e transmitir o verdadeiro sentido do natal” destacou.

Já o show “Canções de Luz”, do cantor e compositor Emanuel de Jesus, apresenta composições autorais do artista como “Canto de Luz” e “É Natal”, além de clássicos como “Estrela Miúda” (João do Vale), Cálix Bento (Tavinho Moura) e Lá vai São Francisco (Vinícius de Moraes). O musical que encerra a noite contará com intervenções teatrais de artistas da cidade, sob a direção cênica da teatróloga Dalva Santos.
Exibindo Emanuel de Jesus 2.JPG
“Esse é um momento de ação de graças. Incentivar a cultura da paz através de eventos desta natureza contribui para a construção de um mundo melhor. Estamos preparando um show popular, que contextualiza toda a história do nascimento de Jesus. Todos estão convidados para participar dessa noite de muita música e luz”, falou Emanuel, organizador da VI Cantata Natalina de Bacabal.

Para frei Osmar Rodrigues, pároco da Igreja São Francisco, a Cantata Natalina representa um momento marcante na vida da comunidade. “Esse ano vamos dobrar a participação do público e apresentar um grande concerto de Natal”, conta ele. Os alimentos serão recolhidos na secretaria da Paróquia São Francisco das Chagas (Rua Magalhães de Almeida, centro) durante a semana até o dia do evento.