Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

23 de mai. de 2013

Municípios de São Paulo, Pernambuco e Piauí realizam novas eleições no dia 2 de junho

Em 2 de junho, mais de 67,8 mil eleitores de cinco municípios voltarão às urnas para escolher seus prefeitos. As novas eleições são necessárias devido à anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. Em São Paulo, os municípios que terão novas eleições são Cananéia e General Salgado. Em Pernambuco, também são dois: Primavera e Santa Maria da Boa Vista. E no Piauí, apenas o município de Simões tem o pleito marcado para esta data.

Em todas essas cidades, a eleição foi anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos em outubro de 2012 teve o registro de candidatura indeferido.
Piauí
Em Simões, os eleitores também precisarão escolher os novos prefeito e vice-prefeito. A cidade terá novo pleito porque o registro de candidatura de Edilberto Abdias de Carvalho não foi aceito pelo TSE. Ele foi eleito no pleito de 2012 e recorreu da decisão interpondo um agravo regimental, mas o TSE decidiu desprovê-lo por entender que o candidato estava concorrendo a um terceiro mandato, o que é proibido.
Francisco Dogizete Pereira (DEM) vai disputar a vaga na Prefeitura com Maria Adelaide Moura de Carvalho (PRTB). Simões possui 11.270 eleitores aptos a votar neste pleito.
Eleições no próximo semestre
Desde o inicio deste ano, foram realizadas novas eleições em 27 municípios de 11 Estados e já foram marcados novos pleitos para o mês de julho e agosto em mais 10 cidades. No dia 7 de julho, as novas eleições ocorrerão em oito municípios: Glória D'Oeste e Juara, no Mato Grosso; Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco; Crissiumal e São José do Ouro, no Rio Grande do Sul; e Figueirão, Jardim, Bela Vista e Caracol, no Mato Grosso do Sul. Até o momento, está marcado um novo pleito no dia 4 de agosto apenas em Marituba, no Pará.
Esses novos pleitos acarretam gastos adicionais e, desde o ano passado, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização das novas eleições para escolha dos chefes do Executivo municipal. Até o momento, foram ajuizadas 34 ações de ressarcimento referentes às eleições municipais de 2008. Juntas, essas ações somam mais de R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições realizadas.
Novas eleições ainda podem ser marcadas em diversos Estados do país.