Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

24 de mai. de 2013

Basta!!! Saúde Pública de Bacabal faz mais uma vítima, agora uma criança de 6 anos

A dor e revolta da mãe que perde sua única filha
Enquanto nossas autoridades voltam suas atenções exclusivamente para tratar de assuntos referentes à poluição sonora, a saúde pública do nosso município continua fazendo vítimas, algumas fatais.

A mais recente, pelo menos que a imprensa tomou conhecimento, foi
Naira Vitória Araújo Santos, uma criança de 6 anos que sonhava em se formar para ajudar os pais.

Porém, dia 17 de maio desse ano, a estudante do ensino fundamental I viveu suas últimas horas de vida.

Naira tinha muitos sonhos
Após passar dois dias sentindo ânsia de vômito e febre baixa, na sexta-feira (17), a senhora Maria de Lima Araújo, 40 anos, levou a filha ao Hospital Materno infantil de Bacabal onde deu entrada por volta das 8h. Segundo o que a mãe relata, o médico Dr. Hugo Silva de Freitas Júnior nem chegou a examinar a paciente com exatidão, apenas quis saber o que ela sentia. Em seguida receitou que lhe fosse aplicada uma injeção e um soro.

Após tomar essa medicação (os pais não sabem qual foi) Naira Vitória recebeu alta e retornou para casa.

No início da tarde a paciente voltou a se sentir mal e uma de suas tias à levou novamente ao Hospital Materno Infantil, pois seu estado de saúde havia se agravado.

Só nesse caso é que o mesmo médico que ainda se encontrava de plantão resolveu interna-lá. Ao examinarem sua taxa de glicemia as enfermeiras viram que o valor estava em 300 mg/dl, portanto, muito elevado, e o pior, a paciente era diabética.

Mesmo reclamando de forte cansaço a garotinha ainda chegou a se alimentar, mas no final da tarte veio a óbito.

A partir daí a informação que os pais têm é só o que está na declaração de óbito assinada pelo médico Hugo Silva de Freitas Júnior – CRM 7129, datada de 17 de maio de 2013.
Até quando vamos contabilizar vítimas do descaso
Declaração de óbito
No documento consta como causas da morte desidratação severa e parada cardiorrespiratória, sendo que até o momento está sendo negado aos pais da criança o prontuário médico que diz qual medicação foi aplicada na vítima, principalmente durante o primeiro atendimento.

Boletim de Ocorrência
Acompanhada do esposo Daniel Pereira dos Santos, pai de Naira Vitória, e revoltada pela perda prematura da única filha, Maria de Lima Araújo foi à Delegacia do 1º DP, na última quarta-feira (22), onde registrou um Boletim de Ocorrência contra a administração do Hospital Materno Infantil de Bacabal, relatando o que a vítima passou naquela casa de saúde pública do município.

Manifestação
A denúncia também será encaminhada ao Ministério Público. Na manhã dessa segunda-feira, dia 27, haverá uma manifestação que sairá de frente a Unidade Escolar 17 de Abril, percorrerá a rua principal do comércio, câmara municipal, até chegar à sede da prefeitura. No percurso da manifestação serão recolhidas assinaturas que farão parte da documentação que será encaminhada à justiça.

A intenção dos familiares e amigos de Naira e de outras vítimas do descaso da saúde no nosso município é pedir providências das nossas autoridades e conclamar o povo bacabalense a descruzar os braços e também cobrar que algo urgentemente seja feito. Pois como eu já alertava, assim como a jovem Patrícia Oliveira, outras pessoas perderiam suas vidas se nenhuma providência fosse tomada, e não deu outra.

Desrespeito 
A falta de compromisso da Secretaria Municipal de Saúde é tão grande que mesmo já tendo se passado mais de uma semana aquele órgão não se pronunciou sobre mais esse caso vergonhoso.

Nem o resultado das providências que em nota dizia está tomando a fim de averiguar possíveis falhas ou omissões no atendimento a paciente Patrícia Oliveira, foi divulgado.

Com a mais absoluta certeza estão contando que o decorrer do tempo faça com que o povo esqueça, mas o Blog do Sérgio Matias, garanto a eles, não deixará de cobrar...